Seminário “40 Anos da Mulher na Marinha – Lições e Aprimoramentos”

O ingresso das mulheres na Marinha do Brasil nos anos 1980 foi um marco na nossa sociedade, contribuindo para a abertura de novas oportunidades no mercado de trabalho, especialmente o respeito às vocações existentes entre o público feminino de servir às Forças Armadas.

À frente dessa iniciativa pioneira estava o Almirante de Esquadra Maximiano Eduardo da Silva Fonseca, então Ministro da Marinha. Por meio da Lei Nº 6.807, de 7 de julho de 1980, foi criado o Corpo Auxiliar Feminino da Reserva da Marinha. No ano seguinte, formaram-se as primeiras Oficiais e Praças da Marinha brasileira, que passaram a servir em unidades técnicas e administrativas.

Nesses 40 anos, a participação das militares expandiu-se; e hoje estão presentes em diversos setores operativos e em missões de âmbito internacional. Em 2012, essa trajetória consagrou-se, quando a Instituição, novamente de modo pioneiro, promoveu uma mulher ao posto de Oficial-General – a Contra-Almirante (Médica) Dalva Maria Carvalho Mendes. Em 2018, também alcançou o posto de Oficial-General a Contra-Almirante Luciana Mascarenhas da Costa Marroni, do Corpo de Engenheiros.

Em complemento à programação que celebra essa jornada de sucesso, a Escola de Guerra Naval realizará o seminário virtual “40 Anos da Mulher na Marinha – Lições e Aprimoramentos”, no dia 26 de agosto, que terá como foco especial o impacto da iniciativa tomada pela Marinha do Brasil 40 anos atrás na sociedade brasileira.

O seminário será transmitido via webex, no horário das 14h30 às 16h30.

Convidamos militares e servidores civis a participarem do evento, que também será aberto ao público externo.

Palestrantes:
– Convidada especial: Historiadora e Escritora Mary Del Priore

– Contra-Almirante (EN) Luciana Marroni

– Capitão de Mar e Guerra (T) Marcia Porto

Para fazer a sua inscrição (registro no evento), clique aqui.

Contato:
Capitão de Fragata (T) Rosa, e-mail: [email protected]



Receba nossas notícias em tempo real pelos aplicativos de mensagem abaixo:

 

Caso deseje conversar com outros usuários escolha um dos aplicativos abaixo:



Assine nossa Newsletter


Receba todo final de tarde as últimas notícias do DefesaTV em seu e-mail