Seminário promove integração entre Exército, instituições e academia

Data:

Belém (PA) – Durante os dias 06 e 07 de maio, o teatro Maria Sylvia Nunes, na Estação das Docas, em Belém, foi palco do I Seminário de Segurança e Defesa da Amazônia Oriental no contexto da COP 30, realizado pelo Comando Militar do Norte em parceria com a Universidade Federa do Pará (UFPA), Universidade do Estado do Pará (UEPA) e Universidade da Amazônia (UNAMA). Os debates do evento, pioneiro na região, promoveram a integração entre as forças armadas, instituições civis e a academia.

O evento reuniu mais de 400 pessoas entre autoridades militares, autoridades civis, profissionais e estudantes interessados na temática atual que envolve a região. O objetivo foi fazer uma reflexão frente aos desafios de segurança e defesa, discutir as potencialidades e soluções para a soberania da Amazônia.

“A concepção desse Seminário foi feita a várias mãos, para sensibilizar o público universitário para a temática defesa e segurança e construir uma relação duradoura para o calendário acadêmico, estimular linhas de pesquisa, de cursos que tenham associação com geopolítica. Abrimos uma porta para uma integração que deve perdurar porque é interesse comum”, detalhou o general Vendramin, Comandante Militar do Norte.

Foram realizadas 14 apresentações, divididas em 4 mesas temáticas. No encerramento, foi anunciada a publicação de uma edição especial, com registro das palestras e conhecimento compartilhado no seminário frente aos desafios ambientais e geopolíticos da região amazônica.

“O formato do evento permite essa integração, atuando além dos muros da universidade no nosso objetivo de inclusão”, afirmou a Vice-Reitora da UFPA, prof. Dra. Loiane Verbicaro. “O Seminário foi um marco para produção de alto nível sobre política pública de defesa, não é só uma questão militar, mas de toda sociedade brasileira”, afirmou o professor João Arroyo, representante da UEPA.

Programação

No primeiro dia de evento estiveram em pauta o emprego das forças armadas na defesa da Amazônia Oriental, abordando o papel e a responsabilidade de cada um. Também esteve em debate a disputa de poder no debate climático, os desafios da logística e infraestrutura e as operações conjuntas na defesa da Amazônia. Entre os palestrantes, José Maria Mendonça, vice presidente da Fiepa e Aldo Rebelo, antigo Ministro da Defesa.

No segundo dia, a temática proposta foi a contribuição do Exército para o desenvolvimento, segurança e a defesa dos interesses nacionais na Amazônia, com ênfase no enfrentamento a crimes e a importância da mineração para o desenvolvimento da região. A comunicação estratégica do Exército foi tema de palestra do general Richard, chefe do Estado Maior do Exército. Entre os palestrantes, Uálame Machado, Secretário de Segurança do Estado e General Fernando Azevedo, do Instituto Brasileiro de Mineração.

O diálogo e os conhecimentos compartilhados foram aprovados pelos estudantes. “O evento é muito importante para debater questões de segurança nacional, como integração regional com outros países que compartilham esse território com a gente e promover políticas publicas para superar desafios e problemas que a gente enfrenta como crimes ambientais e também uma discussão que está tão em pauta como a COP 30”, declarou Rodrigo Miranda, aluno de relações internacionais da UEPA.

 

Source link

Autor

  • Jornalista especializado em Defesa e Segurança (MTB 37358/RJ), veterano das Forças Armadas e ex-integrante de unidades especiais, com ampla experiência na cobertura de operações militares, treinamentos e atividades estratégicas das Forças Armadas brasileiras. Sua atuação combina expertise técnico-operacional com sólida formação civil voltada à comunicação em ambientes de defesa, incluindo capacitações específicas em Estágios de Correspondente para Assuntos Militares realizados pelo Exército Brasileiro em diversos biomas do país, além de cursos no COPPAZNAV (Curso de Correspondente de Paz da Marinha do Brasil) e no CCOPAB (Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil), voltados à cobertura em áreas de conflito e operações de paz. É reconhecido por produzir conteúdos jornalísticos realistas, acessíveis e impactantes, contribuindo para a valorização institucional das Forças Armadas junto à sociedade civil. Em 2011, atuou diretamente na resposta ao desastre da Região Serrana do Rio de Janeiro, realizando mapeamentos e coordenando informações em áreas isoladas, o que lhe rendeu uma Moção de Reconhecimento da Câmara de Vereadores de Sumidouro (RJ). Foi agraciado com as Medalhas Amigo da Marinha, Mérito Veterano da Associação dos Veteranos da Força Aérea Brasileira (AVFAB) e Mérito Tamandaré, concedida pela Marinha do Brasil. Atualmente é Diretor de Conteúdo Audiovisual da Defesa TV e do Defesa em Foco, coordenando reportagens e documentários que aproximam a sociedade dos bastidores da Defesa Nacional com linguagem ética, técnica e engajadora.

    Ver todos os posts

Popular

Últimas Postagens
matérias