Senado colombiano autoriza operações de tropas dos EUA em seu território

Ministro da Defesa informou que Senado autorizou o governo a retomar operações no país de uma unidade do Exército dos Estados Unidos

blank
Membros de uma SFAB realizam um exercício de treinamento em campo em West Point. Uma SFAB como essa será destacada na Colômbia no dia 1º de junho, para apoiar a cooperação avançada antinarcóticos dos EUA com as forças de segurança colombianas. (Foto: Brandon O’Connor, Exército dos EUA)

Google News

Segundo a Telesul, o presidente colombiano, Iván Duque, autorizou nesta quinta-feira (27) a retomada das operações de uma brigada militar dos EUA no país. O ministro da Defesa, Carlos Holmes Trujillo, informou que o Executivo recebeu carta aprovação de 69 parlamentares, “mais que a maioria absoluta” do Senado, para retomarem a missão.

Trujillo assegurou que o governo cumpriu todo os requisitos que o Tribunal de Cundinamarca ordenou ao ordenar ao presidente a suspensão das atividades de militares estrangeiros, argumentando que a decisão sobre o trânsito de tropas estrangeiras deveria ser aprovada pelo Senado.

Em julho, o Tribunal Administrativo de Cundinamarca ordenou que o governo suspendesse as atividades dessa unidade por meio de uma decisão judicial emitida após a denúncia de senadores da oposição colombiana.

Pelo menos 20 parlamentares impetraram tutela contra Duque, considerando que o presidente violou a lei porque não solicitou ao Senado “autorização para o trânsito de tropas estrangeiras”.

  • Com agências internacionais


Receba nossas notícias em tempo real nos seguindo pelos aplicativos de mensagem abaixo:

blank

Assine nossa Newsletter


Receba todo final de tarde as últimas notícias do DefesaTV em seu e-mail, é de graça!

Assista nosso último episódio: