Senado dos EUA aprova emenda que coloca Índia no mesmo patamar de parceiros da OTAN 

O Senado dos EUA votou semana passada o Ato de Autorização de Defesa Nacional (NDAA) para o ano fiscal de 2020, onde fora incluído uma emenda ao documento em que coloca a Índia no mesmo patamar de parceiros da OTAN como Israel e a Coreia do Sul.

Com esta emenda pode assim haver uma maior cooperação em áreas como o combate ao terrorismo, a pirataria e a segurança marítima. O senador republicano John Cornyn, um dos líderes do Comitê do Senado na Índia, foi quem propôs a inclusão.

Para que a lei seja aprovada ainda é necessária a aprovação pelos deputados na Câmara dos Representantes dos EUA. A expectativa é que a lei passe pela Câmara até o dia 29 de julho, antes que os deputados entrem de recesso.

A medida ocorre, no entanto, em meio a uma troca tarifaria entre à Índia e os EUA, de forma similar a tensão comercial entre Washington e China. A Índia foi reconhecida como parceira de defesa dos EUA pela primeira vez em 2016.

A parceria permite que os indianos possam comprar tecnologias mais sofisticadas dos EUA. O NDAA é um documento anual que especifica o orçamento e a política para o setor de Defesa dos EUA.

  • Com agências internacionais


DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here
Enter the text from the image below