Serviço de Inteligência do Governo Federal flagra maletas de grampo ativas na Esplanada

Além da Esplanada dos Ministérios, o sinal dos aparelhos foi localizado nas proximidades da área militar onde ficam localizados os comandos das Forças Armadas

blank

Recentemente, o serviço de inteligência do Palácio do Planalto emitiu alertas a ministros, e ao presidente da República, Jair Bolsonaro, sobre a identificação de sinais de maletas de grampo na Esplanada. A preocupação levou alguns auxiliares do presidente a trocar de número de celular.

A presença desse tipo de maleta, já havia motivado alertas no fim do ano também no Supremo Tribunal Federal. A segurança do tribunal chegou a aconselhar integrantes do STF a evitar ligações convencionais — mais expostas ao aparelho de grampo.

Geralmente, essas maletas que interceptam ligações celulares precisam estar próxima do espionado para funcionar. Ela se conecta, sem fio, como um celular, à estação radiobase (equipamento da operadora que liga o aparelho móvel à rede de telefonia) e consegue gravar ligações de celulares atendidos pela mesma estação.

  • Com agências nacionais

Comments are closed.