SFMAéro 2020; “Salon des formations et métiers aéronautiques 2020”

Imagem adaptada, via SFMAero 2020.

Todos os anos milhares de jovens brasileiros são formados por aeroclubes, escolas de aviação civil e universidades de ciências aeronáuticas em todo o país, e, todos esses jovens se dedicam para a busca de um bom posicionamento no mercado de trabalho da aviação civil brasileira e internacional. Porém o que sempre deve ser bem exclarecido para todos, é que a aviação é uma das muitas profissões onde os profissionais nunca param de estudar seja qual for a atividade, pois a óbvia evolução dos meios e da tecnologia é uma constante, e quem não se adapta às exigências jamais conseguirá seu lugar no mundo da aviação.

No caso específico dos estudantes e profissionais da aviação brasileiros, um bom programa de formação, aperfeiçoamentos e/ou treinamentos no exterior ainda é o objetivo de profissionais civis e militares.
O Brasil apesar de todas as crises não deixou de ser a 8a economia mundial, e mesmo com todas as oscilações do mercado, nossa aviação continua a crescer mesmo que lentamente, e, também não podemos esquecer que os profissionais brasileiros são sempre muito bem cotados no mercado internacional, depois dos americanos e europeus.

Apesar do EUA ainda ser o maior objetivo para a busca de aperfeiçoamento profissional, não podemos esquecer que alguns dos maiores fabricantes do setor aeroespacial mundial estão na França, Alemanha e Reino Unido, entre outros países europeus, e todos eles possuem fortes ligações comerciais no meio civil e militar brasileiro.

Conheça mais sobre o SFMAèro 2020 em sua 28a edição, que reuniu mais de 8 mil visitantes nesses dias 31de janeiro, 01 e 02 e fevereiro de 2020, descubram novas oportunidades, e, quem sabe nos veremos no SFMAéro de 2021! Programem sua visita para a próxima edição do SFMAero, e bons voos à todos!

O “Salon des formations et métiers aéronautiques 2020”

Como você se torna piloto, mecânico, controlador de tráfego aéreo, comissária de bordo, engenheiro aeronáutico, quais são os cursos, escolas e diversas especializações que permitem acessar um cockpit de aeronaves comerciais, uma pista um aeroporto ou um escritório de design para um grande fabricante aeronáutico ou fazer uma carreira militar?

Há muitas perguntas ao procurar o seu caminho: os setores estão evoluindo, os regulamentos estão mudando, novas tendências estão surgindo e, no campo aeronáutico, é melhor aprender a se preparar melhor o mais cedo possível.

No evento “Salon des formations et métiers aéronautiques 2020”, a preparação para a carreira na aviação civil ou militar é abordada de acordo com quatro eixos principais, que abrangem uma ampla gama de profissões; trabalhando no avião, trabalhando no aeroporto , trabalho na indústria e manutenção aeronáutica, e, carreira militar.

Os cursos principais são detalhados em muitos enfoques, como as habilidades necessárias para um comércio ou os meios de acesso a diferentes organizações de treinamento, civis ou militares, francesas ou estrangeiras, inclusive com a educação continuada.

Através de várias carreiras, o visitante descobrirá perfis e depoimentos de mulheres e homens que explicarão a sua paixão, as razões e os meios que eles usaram para fazer dessa paixão uma profissão.

Finalmente, vários temas são aprofundados, como trabalho temporário, estudo de trabalho, educação continuada, como encontrar um emprego e entrevistas com pessoas de recursos humanos, permitindo que o visitante do salão conheça como pensa o mercado empregador.

Novidades em 2020

Nesta 28ª edição, o “Salon des Formations et Métiers Aéronautiques” renovou sua parceria com o Museu Aéreo e Espacial de Le Bourget.
Este ano, o acesso ao lounge oferece uma visita prolongada ao Museu, com a Grande Galeria dos pioneiros da aviação reaberta ao público em 14 de dezembro de 2019, após cinco anos de trabalho. Os visitantes poderão (re) descobrir suas coleções únicas, desde a conquista do ar até a Grande Guerra, através de uma cenografiacompletamente redesenhada.

A Air France Industries e a ATR estarão entre os novos expositores da feira, confirmando seu interesse em procurar entre os visitantes futuras contratações com um grande volume de posições em um painel diversificado.

Além disso, a APNA (Associação de Aviação Profissional de Voo) estará presente para liderar uma nova conferência sobre as necessidades das companhias aéreas.. De fato, uma tendência está surgindo nas companhias aéreas, a de não apenas recrutar futuros pilotos com critérios estritamente técnicos (como capacidade de pilotagem, conhecimento de procedimentos ou capacidade de gerenciar crises). Hoje, as empresas procuram pilotos para habilidades não técnicas (estar cientes de uma situação e mais particularmente de sua periculosidade, capacidade de se comunicar, gerenciar uma carga de trabalho, liderança). Segundo a APNA, essas habilidades não devem ser apoiadas pela tecnologia e, mais particularmente, pela inteligência artificial, cujos limites permanecem complexos na tomada de decisões. A APNA, portanto, planeja desenvolver uma ferramenta de seleção nacional que integre essas novas necessidades;

Galeria de imagens:

Os organizadores

– Aviation & Pilote 

O evento é organizado pela revista francesa “Aviation & Pilote” em parceria com o “Musée de l’Air et Espace de Le Bourget”, contando com a assessoria de comunicação da “Agence Ozelys”.

Aviation & Pilote é publicada mensalmente desde 1973. Sua sede e sua equipe editorial estão localizadas a 25 km de Paris, no aeródromo de Lognes – LFPL e seus jornalistas também são pilotos e proprietários de suas aeronaves, sendo assim uma equipe que vive a aviação diariamente, apóia a paixão e defende os interesses daqueles que gostam de voar.

Através de seções mensais e arquivos especiais (shows, aviônicos, treinamento etc.) o leitor encontra informações confiáveis ​​todos os meses. Conteúdo editorial imbuído de feedback de mais de 45 anos de publicação. Já são 520 números sem interrupção e sempre com a mesma paixão e convicção !!!

A cada mês, mais de 30.000 leitores lêem a revista, pilotos iniciantes ou experientes, proprietários de aeronaves ou em processo de formação, estudantes pilotos, aeroclubes, administrações, mas também neófitos que descubra esta atividade com os tópicos de nossas páginas.

Editora de revistas e obras especializadas, a “Aviation & Pilot” também é organizadora de feiras de treinamento e negócios.

– Musée de l’Air et Espace Le Bourget

Fundado em 1919, o Museu do Ar e do Espaço coleta, preserva e estuda objetos que testemunham a conquista dos céus para transmitir a história dos pioneiros do ar, trabalhando para conscientizar o público mais amplo do patrimônio aeronáutico e espacial, que contribui para a influência da cultural aeronáutica como um todo.

Aberto todo o ano, de terça a domingo, o museu apresenta uma das mais variadas coleções de aeronaves e equipamentos do mundo, mas também modelos, uniformes, pôsteres, fotos e obras de arte que contam a história técnica e aspectos sociais da aeronáutica e do espaço.

Primeiro aeroporto civil de Paris e primeiro aeroporto comercial da Europa, o aeroporto de Le Bourget hospeda as coleções do Museu Aéreo e Espacial desde 1975. Profundamente vinculado à história da aviação desde seu uso pela aeronáutica militar durante a Primeira Guerra Mundial, este local viu os desembarques dos pilotos mais famosos, incluindo o aviador Charles Lindbergh em 1927, entre outros.

O terminal de 1937, projetado pelo arquiteto Georges Labro e abrigando as coleções mais antigas do museu, está agora completamente reformado e foi reinaugurado ao público em maio de 2019, mesmo ano das comemorações do centenário do museu.

Os expositores

Nessa edição de 2020 estiveram presentes mais de 68 expositores franceses e 5 estrangeiros. E todos interagem, aprendem e se orientam para as relações de comércio aeronáutico, e, as indústrias aeronáuticas juntamente com escolas de aviação, escolas de engenharia, escolas de ensino médio, IUT, CFA, universidades, Estavam presentes também as forças armadas francesas, com seus stands do Exército, Marinha Nacional e Força Aérea da França, todos muito disputados pelos jovens interessados na carreira militar assim como pelos admiradores.

O exemplo da Armée de l’Air (Força Aérea Francesa)

A Armée de l’Air (Força Aérea Francesa) lança sua nova campanha de recrutamento pois em 2020, a Força Aérea Francesa precisará recrutar cerca de 3.500 novos profissionais em mais de 50 áreas em diferentes categorias, como o setor aeronáutico (pilotos, navegadores, mecânicos, controladores etc.), o setor operacional (especialistas em
inteligência, comandos, cientistas da computação, técnicos de redes e telecomunicações etc.) ou novamente as funções de suporte (instrutores de esportes, instrutores de inglês, Gerente de RH etc.).
Os perfis buscados são variados, variando de escolaridades de nível médio ao superior, com ou sem experiência, para cargos em todos os níveis de responsabilidade. O candidato pode integrar, de acordo com sua carreira, nível educacional, as necessidades da Força Aérea, o corpo de técnicos aéreos militares (agentes, operadores), suboficiais (técnicos, especialistas) ou oficiais (engenheiros, profissionais gerentes, etc…).
A Força Aérea Francesa anuncia o lançamento de sua nova campanha de recrutamento, durante uma conferência de imprensa nesse 28o “Salon des Formations et Métiers Aéronautiques”.

Lista de expositores do evento:

AAA CANADA – Canadá
AEROCAMPUS AQUITAINE – França
AERO PYRENEES – França
AERO SCHOOL – França
AEROSPEED – FLIGHT ACADEMY – França
AFMAE- França
AIR ACADEMY NEW CAG – Bélgica
AIRBUS FLIGHT ACADEMY EUROPE – França
AIREMPLOI ESPACE ORIENTATION – França
AIR FRANCE INDUSTRIES – França
AIRPULL AVIATION ACADEMY – Espanha
AIR TRAINING ACADEMY – França
AIRWAYS AVIATION ACADEMY – França
AIRWAYS COLLEGE – França
ALPES HELICOPTERES – ALPES AERO – França
ANDORRA AVIATION ACADEMY – Andorra
ARMEE DE L’AIR – Força Aérea Francesa
ARMEE DE TERRE / ALAT – Exército Francês
ASTONFLY – França
ATO ALAIN TRUCHI – França
ATR – França
AZUR HELICOPTERE – França
CAE – Canadá
CAMPUS AERONAUTIQUE AUVERGNE-RHONEALPES – França
CANNES AVIATION ACADEMY – França
CAPITALE HELICOPTERE – França
CARGAIR – Canadá
CIRRUS AVIATION – EUA
CNFAS (CONSEIL NATIONAL DES FÉDÉRATIONS –
AÉRONAUTIQUES ET SPORTIVES) – França
COLLEGE AIR RICHELIEU – França

As palestras e conferências

Todos os dias, as conferências apresentadas por profissionais do meio, permitem descobrir os meios de acesso ao setor aeronáutico e seus negócios. Uma ajuda preciosa para conhecer os principais aspectos de um trabalho, pois permitem que todos tenha uma idéia precisa da profissão: seus desafios, perspectivas, restrições. Você também descobrirá profissões menos conhecidas e igualmente interessantes, como controlador de teste, analista de preços, técnico de engenharia de manutenção, etc… e tudo com depoimentos de diversos profissionais que testemunham as palavras dos palestrantes.

Os temas das conferências :

– Piloto de aeronave civil
– Piloto de helicóptero civil
– Cursos e treinamentos em construção e manutenção aeronáutica
– Trabalhos de tripulação de cabine (recepcionista e comissário de bordo)
– Profissões de controle de tráfego aéreo
– Trabalhos de manutenção
– Profissões de transporte aéreo e de assistência aeroportuária
– Profissões de defesa
– Testando profissões
– Inglês para aviação
– Piloto remoto de drone civil
– Conferência APNA: as habilidades exigidas pelas companhias aéreas para se tornar um piloto de linha aérea

Por Yam Wanders, com textos adaptados via Ozelys, l’Agence Propulsive.

Para maiores informações visite os sites oficiais do evento:

Le Salon

Salon des formations et métiers aéronautiques 2020

https://ozelys.aero/