SIATT – MANSUP está pronto para defesa de litoral

Data:

Em dezembro de 2024, o Corpo de Fuzileiros Navais da Marinha do Brasil lançou pela primeira vez, em parceria com a SIATT, o Míssil MANSUP a partir de uma plataforma terrestre.

Após esse evento inédito, a SIATT anuncia que o Míssil MANSUP (Míssil Antinavio de Superfície) está oficialmente pronto para ser integrado e utilizado nas operações de defesa de litoral. Este avanço representa um marco significativo para a segurança nacional, ampliando a capacidade de defesa do litoral brasileiro.

O Míssil MANSUP é um sistema de armas de alta precisão desenvolvido para garantir a proteção das águas territoriais brasileiras. Projetado para neutralizar navios de combate que representem ameaças à soberania marítima, o MANSUP é um míssil que atualmente pode ser lançado de plataformas terrestres ou navais.

A grande vantagem da integração do Míssil MANSUP na lançadora do sistema de foguetes de artilharia para saturação de área é que os usuários de sistema poderão expandir sua capacidade de atingir alvos no mar com altíssima precisão.

Paulo Salvador, Diretor da SIATT, declarou: “Essa integração oferece uma solução mais completa e robusta para a proteção de litoral e para a dissuasão de ameaças. Ela pode ser oferecida internacionalmente tendo como vetor o MANSUP”.

Robson Duarte, Sócio-Diretor da SIATT, ressaltou: “Com o Míssil MANSUP, o Brasil fortalece sua capacidade de proteção de sua área litorânea, particularmente em regiões de grande importância econômica e estratégica. Esse sistema de defesa pode ser integrado a outras plataformas, como sistemas de radar e unidades navais. No caso do Brasil, poderá receber informações do SisGAAz (Sistema de Gerenciamento da Amazônia Azul) para o disparo do míssil”.

O Míssil MANSUP está pronto para operações de defesa de costa e litoral, marcando um novo patamar na segurança nacional. A expectativa é que ele seja rapidamente integrado às forças armadas brasileiras, contribuindo para a segurança da navegação e das fronteiras marítimas.

Sobre a SIATT
A SIATT é uma empresa Estratégica de Defesa brasileira, especializada no desenvolvimento e produção de sistemas de defesa complexos. Atualmente, é responsável por diversos programas estratégicos, como os mísseis antinavio MANSUP e MANSUP-ER, o míssil anticarro MAX 1.2 AC e o sistema de monitoramento da Amazônia Azul (SisGAAz).

Autor

  • Jornalista especializado em Defesa e Segurança (MTB 37358/RJ), veterano das Forças Armadas e ex-integrante de unidades especiais, com ampla experiência na cobertura de operações militares, treinamentos e atividades estratégicas das Forças Armadas brasileiras. Sua atuação combina expertise técnico-operacional com sólida formação civil voltada à comunicação em ambientes de defesa, incluindo capacitações específicas em Estágios de Correspondente para Assuntos Militares realizados pelo Exército Brasileiro em diversos biomas do país, além de cursos no COPPAZNAV (Curso de Correspondente de Paz da Marinha do Brasil) e no CCOPAB (Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil), voltados à cobertura em áreas de conflito e operações de paz. É reconhecido por produzir conteúdos jornalísticos realistas, acessíveis e impactantes, contribuindo para a valorização institucional das Forças Armadas junto à sociedade civil. Em 2011, atuou diretamente na resposta ao desastre da Região Serrana do Rio de Janeiro, realizando mapeamentos e coordenando informações em áreas isoladas, o que lhe rendeu uma Moção de Reconhecimento da Câmara de Vereadores de Sumidouro (RJ). Foi agraciado com as Medalhas Amigo da Marinha, Mérito Veterano da Associação dos Veteranos da Força Aérea Brasileira (AVFAB) e Mérito Tamandaré, concedida pela Marinha do Brasil. Atualmente é Diretor de Conteúdo Audiovisual da Defesa TV e do Defesa em Foco, coordenando reportagens e documentários que aproximam a sociedade dos bastidores da Defesa Nacional com linguagem ética, técnica e engajadora.

    Ver todos os posts

Popular

Últimas Postagens
matérias