Sikorsky homenageia Esquadrão HS-1 por primeiro salvamento noturno real com uma aeronave SH-16 Seahawk

blank
Comandante da Força Aeronaval, Comandante do HS-1 e tripulação do “Guerreiro 34” recebem a placa comemorativa

Durante a Feira Internacional de Defesa e Segurança, LAAD que foi realizada entre os dias 2 a 5 de abril, no Rio de Janeiro-RJ, a fabricante norte-americana de helicópteros Sikrosky, homenageou o 1° Esquadrão de Helicópteros Anti-Submarino (EsqdHS-1), pelo primeiro salvamento noturno real realizado no mar com o emprego da aeronave SH-16 Seahawk.

O fato ocorreu em agosto de 2016, quando o EsqdHS-1 era o responsável por prover a ‘Aeronave’ de Serviço da Esquadra. No dia do resgate, o “Guerreiro 34” (SH-16 N-3034) decolou às 17h10 de São Pedro da Aldeia-RJ para a área de buscas, onde receberia o apoio da Fragata “Constituição”.

Durante o translado da aeronave, por volta de 17h40, o copiloto avistou um objeto flutuando no mar. Com a utilização do Electro-Optic Sensor System, sensor óptico da aeronave com capacidade de obter imagem térmica, confirmou-se que o objeto era um casco de embarcação e, também, a presença de um bote com três sobreviventes.

Os náufragos encontravam-se à deriva, por mais de 36 horas, a cerca de 82 milhas náuticas (aproximadamente 150 Km) da costa de Cabo Frio-RJ e estavam sem alimento, água potável e meios de comunicação. Após o resgate, os sobreviventes foram encaminhados para Policlínica Naval de São Pedro da Aldeia, onde receberam atendimento médico.

  • Com informações do Centro de Comunicação Social da Marinha

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here