Smart HFA: Hospital das Forças Armadas inaugura serviço inédito de atendimento médico online

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Um sistema inédito de atendimento hospitalar no Brasil entra em vigor na próxima terça-feira (05), contribuindo para evitar a aglomeração de pessoas na unidade de saúde, minimizando a possibilidade de contaminação pela Covid-19, tanto dos pacientes quanto dos profissionais de saúde.

A inovação em telemedicina trata-se de projeto piloto desenvolvido pelo Hospital das Forças Armadas (HFA) de Brasília, em parceria com o Hospital Israelita Albert Einstein e o Instituto Laura Fressatto.

A novidade foi viabilizada por meio de acordo de cooperação entre o Ministério da Defesa (MD) e o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC).

Batizado de Smart HFA, o sistema é uma plataforma digital de atendimento médico online. A inovação possibilita triagem médica com Inteligência Artificial (Robô Laura), teleatendimento com médicos do Albert Einstein e, se for o caso, encaminhamento para o atendimento presencial.

O novo sistema será testado no HFA e “caso dê certo, nós estaremos em condições de expandir para as demais regiões do Brasil e até para o exterior, incluindo a possibilidade de a plataforma ser utilizada em regiões de Paz, como por exemplo a que existia no Haiti”, destacou o Diretor do hospital, General Rui Yutaka Matsuda.

A nova plataforma digital oferece aos usuários comodidade, rapidez e segurança. O uso do sistema evita deslocamentos e exposições desnecessários, permitindo que somente pacientes com maior necessidade procurem o hospital. O HFA tem em média 30 mil atendimentos por mês.

O Smart HFA também será utilizado para fazer o mapeamento e o acompanhamento da Covid-19 na comunidade militar e seus beneficiários na região do Distrito Federal.