Starliner retorna à Terra hoje e aterrisa em White Sands

O CST-100 Starliner da Boeing pousa no deserto do Novo México durante o teste de abortamento da empresa em 4 de novembro de 2019, para o Programa de Tripulação Comercial da NASA. Créditos: NASA Television

O CST-100 #Starliner está programado para pousar a partirs de 5:57 (EST time, 08:00 hora de Brasilia) da manhã no dia 22 de dezembro na faixa de mísseis White Sands no deserto do Novo México. Nossa equipe de pouso e recuperação, bem como as equipes do Exército dos EUA e da NASA – Administração Nacional de Aeronáutica e Espaço estão no local. Controladores de vôo e engenheiros estão no Boeing Mission Control no Kennedy Space Center da NASA e no Johnson Space Center Mission Control da NASA.
Assista à transmissão ao vivo aqui – a cobertura começa às 4:45 da manhã.

A NASA e a Boeing fornecerão cobertura ao vivo do pouso no domingo, 22 de dezembro, da espaçonave CST-100 Starliner da empresa, ao retornar de seu Teste de vôo orbital para o Programa de tripulação comercial da NASA.

A Starliner executará uma manobra de orbita às 7h23 da manhã para começar seu retorno à Terra, seguindo para uma aterrissagem assistida de para-quedas às 7h57 no White Sands Space Harbor, no Novo México. A NASA Television e o site da agência fornecerão cobertura da missão antes da reentrada e pouso da espaçonave, a partir das 6h45.

A NASA e a Boeing sediarão uma conferência de imprensa pós-embarque às 10 horas com:

Administrador da NASA Jim Bridenstine
Jim Chilton, vice-presidente sênior da Divisão de Lançamento e Espaço da Boeing
Steve Stich, vice-gerente do Programa de Tripulação Comercial da NASA
Para participar da coletiva de imprensa após a ligação telefônica, a mídia deve entrar em contato com a redação no Johnson Space Center da NASA no número 281-483-5111 o mais tardar às 9h45. A coletiva será transmitida ao vivo pela TV da NASA e pelo site da agência.

A sonda Starliner desacoplada foi lançada em um foguete Atlas V da United Launch Alliance (ULA) na sexta-feira, 20 de dezembro, a partir do Space Launch Complex 41 na Estação da Força Aérea de Cabo Canaveral, na Flórida.

Embora o Starliner não tenha atingido a órbita planejada ou acoplado à estação espacial como planejado, a Boeing ainda conseguiu concluir vários objetivos de teste. As equipes da NASA, Boeing e ULA trabalharam rapidamente para garantir que a sonda estivesse em uma órbita estável e preservasse combustível suficiente para várias oportunidades de pouso.

Saiba mais sobre o Programa de Tripulação Comercial da NASA em:

https://www.nasa.gov/commercialcrew

Acompanhe ao vivo pelo link abaixo:

https://t.co/VPA0dYJ5wr?amp=1

Com informações The Boeing Company via redação Orbis Defense Europe.





Assine nossa Newsletter


Receba todo final de tarde as últimas notícias do DefesaTV em seu e-mail