Talebã encontra lote de mísseis balísticos em Panjshir

blank
Imagem ilustrativa de um veículo lançador com o míssil Scud B e ao lado uma imagem de uma das ogivas dos mísseis encontrados pelos Talebãs. Via redes sociais.

Google News

Forças do Talebã atuando no Vale Panjshir teriam encontrado e capturado diversos elementos dos sistemas de mísseis balísticos de curto alcance 9K72 Elbrus (Scud B) de fabricação soviética, incluindo também vários mísseis 8K-14 (R-17 básicos).

As imagens foram divulgadas através de redes sociais utilizadas pelos guerrilheiros do Talebã, e mesmo não sendo uma divulgação oficial estas servem de alerta aos países da região e a segurança mundial.

Muito provavelmente, os mísseis encontrados em Panjshir estão em estado de má conservação ou até mesmo avariados, pois são antigos e as imagens evidenciam que foram armazenados em condições inadequadas durante décadas.

Porém é de conhecimento dos especialistas do tema que equipamentos avariados ou mesmo com falta de peças já serviram para uso improvisado por muitas forças guerrilheiras e/ou terroristas pelo mundo afora.

A princípio, existem informações que esses mísseis seriam de lotes antigos fornecidos pela antiga URSS ao então governo afegão para uso contra as guerrilhas Mujaheedins da época da intervenção soviética no Afeganistão nos anos 80. Porém existem informações que técnicos iranianos poderiam colocar esses mísseis em funcionamento pleno em apenas 15 dias.

Nas imagens podem ser vistas as ogivas utilizadas pelos mísseis, mas não é possível avaliar o estado que estas se encontram e se seria possível a sua utilização.

Também não existem maiores informações de como esses mísseis e outros tantos acessórios estavam aparentemente abandonados na região.

Felizmente, não foram exibidas imagens que mostram a presença dos veículos de transporte e plataforma de lançamento, que são necessários à operação dos mísseis.

Sobre o míssil Elbrus/Scud B

O Scud é um míssil balístico móvel, de origem soviética, com curto alcance. O míssil em sua concepção básica inicial é nada ais que um derivado do foguete alemão V–2 da época da Segunda Guerra Mundial, sendo muito utilizado durante a Guerra Fria por membros do Pacto de Varsóvia ou seus aliados. É também conhecido pelas seguintes designações em versões ligeiramente modificadas: R-11 (primeira versão), R-17, 9k72 Elbrus, 9K14, SS-1.

O míssil ficou muito famoso durante a primeira guerra do golfo (1991) quando foram lançados às dezenas contra Israel e Arábia Saudita pelas forças do Iraque sob comando do então presidente iraquiano Saddan Hussein.

Tem um alcance de até 300 km, e foi usado desde meados da década de 1960 pela URSS, ainda em uso em alguns países geralmente com uma ogiva de 1.000 kg.

No vídeo abaixo, o lançamento de um Scud B pelo Exército Arabe Sírio, contra forças rebeldes no começo da guerra civil na Síria:

  • Com informações via redes sociais e STFH Analisys & Intelligence, via redação Orbis Defense Europe/Genebra.


Receba nossas notícias em tempo real nos seguindo pelos aplicativos de mensagem abaixo:

blank
blank

Assine nossa Newsletter


Receba todo final de tarde as últimas notícias do DefesaTV em seu e-mail, é de graça!

Assista nosso último episódio: