Talebã faz primeiros voos com helicópteros Blackhawk capturados

blank
Imagens via redes sociais.

O Talibã efetuou seus primeiros voos com helicópteros Blackhawk capturados ao exército afegão. um foi filmado no deserto e outro é visto em Cabul com insurgentes levando equipamentos e armas dos EUA.

A CNN filmou um helicóptero militar Blackhawk que aparentemente era americano, sobrevoando Cabul durante a caótica evacuação no Afeganistão na semana passada.

Também surgiram imagens alarmantes do Taleban tentando pilotar um helicóptero UH-60 Black Hawk em Kandahar em meio a temores de que os insurgentes controlem e usem armas e equipamentos que as forças americanas e afegãs deixaram para trás.

Não está claro quem estava pilotando o helicóptero sobre Cabul, mas as fotos surgiram na semana passada, quando o Taleban já havia começado a levar equipamentos militares e helicópteros.

Acredita-se que os insurgentes tenham bilhões em dólares em armas americanas e também centenas de helicópteros Mi-17 russos em sua posse.

As imagens de um minuto carregado no Twitter mostra um helicóptero UH-60 Black Hawk, descrito como tendo sido capturado pelas forças de segurança afegãs, movendo-se ao longo da pista em um local aparentemente deserto.

Dois homens observam o helicóptero completar uma volta na área, onde dois carros também são visíveis ao tiro.

‘Talibã testando um afegão UH-60 capturado’, dizia a postagem que acompanhava o vídeo. Em nenhum momento o helicóptero saiu do solo.

Não está claro se o UH-60 é o mesmo que foi apreendido pelo Taleban em 14 de agosto, quando imagens e filmagens de membros do grupo operando o equipamento de US $ 6 milhões foram compartilhados nas redes sociais.

Uma série de vídeos também mostrou insurgentes voando em helicópteros russos capturados pela cidade de Kandahar.

Um grande número de pilotos do governo afegão que pilotam os helicópteros ainda operacionais se entregaram ao Taleban, enquanto os helicópteros dos Estados Unidos provavelmente ficaram fora de uso por falta de peças sobressalentes dos Estados Unidos.

A Casa Branca gastou bilhões de dólares no fornecimento aos militares afegãos com as armas e equipamentos necessários para exterminar o Taleban, mas após o colapso das forças armadas locais, seu investimento agora está sendo efetivamente usado pelos próprios insurgentes.

  • Com informações de Charlotte Mitchell/ Mailonline, Daily Wire, Fox News, CBS News via redação Orbis Defense Europe/Genebra.