Tem início a competição internacional de Forças de Operações Especiais

A partir de hoje e até à próxima sexta-feira (31), a Ilha da Madeira recebe a primeira competição internacional com Forças de Operações Especiais, designada por ‘Special Operations Forces Exercise Challenge 2019’ (SOFEC 2019).

Esta competição envolve cerca de 200 militares e junta elementos das Forças de Operações Especiais das Forças Armadas e de Segurança portuguesas e estrangeiras como: Brasil, Espanha, França, Romênia e Timor-Leste. Os militares já se encontram na Marina do Funchal para a cerimonia de abertura.

O exercício SOFEC 2019 tem por finalidade avaliar e desenvolver a interoperabilidade das Forças de Operações Especiais participantes, em ambiente terrestre, naval e aéreo, em aspectos comuns como o resgate médico, fuga e evasão, extração e resgate, reconhecimento especial e ação direta.

Na vertente competitiva, pretende reforçar as capacidades em aspectos como o tiro táctico, socorrismo de combate, topografia, resgate de reféns, trabalho de equipa e resiliência.

Todas as atividades irão decorrer num cenário táctico e operacional único, desenhado e planeado para potenciar a interação e a troca de experiências entre as equipas participantes e observadores, reforçando a capacidade operacional entre todas as Forças de Operações Especiais, nacionais e internacionais.

A participação nacional no SOFEC será feita pelo Destacamento de Ações Especiais (DAE) da Marinha, a Força de Operações Especiais (FOE) do Exército, o Núcleo de Operações Tácticas de Projeção (NOTP) da Força Aérea, e o Grupo de Intervenção de Operações Especiais (GIOE) da Guarda Nacional Republicana, e a Polícia Marítima, da Autoridade Marítima Nacional.

Este slideshow necessita de JavaScript.

  • Com informações do Jornal Diário de Notícias (Pt)


1 COMENTÁRIO

  1. Só eles que já possuem armas nucleares as podem ter e criar novas,o resto não rsrsrs bando de otários que assinaram o tratado de não proliferação de armas nucleares.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here
Enter the text from the image below