Tem início primeira fase do exercício multinacional UNITAS LX

Unitas 2015 - Foto: Anderson Gabino

A primeira fase do exercício multinacional UNITAS LX (In- Port Phase), tem início nesta segunda-feira (19) nas dependências do Complexo Naval da Ilha do Governador (CNIG), e se estenderá até a próxima quarta-feira (21).

A Operação UNITAS (UNIDADE, em Latim) terá nesta primeira fase, também conhecida como “fase de oficinas”, treinamentos técnicos e físicos que aumentarão a interoperabilidade entre as forças e servirão como preparação para a fase seguinte, na qual será desenvolvido um tema tático baseado em uma Operação Anfíbia.

Destacam-se as seguintes atividades: Operações com helicópteros, carros lagarta anfíbios (CLAnf) e embarcações de desembarque, Tiro de fuzil e pistola, Entrada em compartimento com oposição e refém, Progressão em área edificada e Pistas de cordas e de obstáculos.

Estas atividades serão conduzidas na Base de Fuzileiros Navais da Ilha do Governador (BFNIG), no 1° Batalhão de Infantaria de Fuzileiros Navais (Batalhão Riachuelo) e no 2º Batalhão de Infantaria de Fuzileiros Navais (Batalhão Humaitá).

É esperada a participação de até 600 militares nesta fase, que ficarão alojados em barracas climatizadas especialmente instaladas na BFNIG para apoiar o exercício.

Sobre a UNITAS

É o exercício marítimo multinacional mais longevo ainda existente, tendo sido concebido em 1959 e conduzido pela primeira vez em 1960. Este ano Dez países participarão do exercício (Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Estados Unidos da América, México, Panamá, Paraguai e Peru) na sua sexagésima versão (UNITAS LX).

Este slideshow necessita de JavaScript.

You may also like



DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here
Enter the text from the image below