Tenente-Brigadeiro Baptista Junior Assume o Cargo de Comandante da Aeronáutica

blank

Google News

Assume nesta segunda feira, dia 12 de abril de 2021 o Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos de Almeida Baptista Junior o Cargo de Comandante da Aeronáutica.  A Cerimônia ocorreu na Base Aérea de Brasília, com a presença do Presidente da República Jair Messias Bolsonaro, Ministro da Defesa,  Walter Souza Braga Netto e demais autoridades do governo e Forças Armadas.

O Cargo de Comandante da Aeronáutica, representa o mais alto patamar de Comando da Força Aérea Brasileira e a possibilidade de assumir este cargo significa além da responsabilidade, receber a mais nobre missão de conduzir a Força Aérea em sua missão institucional.

“Manter a Soberania do Espaço Aéreo e Integrar o Território Nacional, com vista à Defesa da Pátria”

blank
Infográfico : Divulgação da Força Aérea Brasileira

Durante a Cerimônia o Tenente-Brigadeiro do Ar Antônio Carlos Moretti Bermudez em seu discurso de despedida, destaca a importância dos projetos Embraer KC-390 Millennium e F-39 Gripen, como projetos estratégicos do futuro assim como a assertiva decisão em indicar o Tenente-Brigadeiro Baptista Junior ao Cargo de Comandante do Comando Geral de Apoio (COMGAP), unidade militar responsável pelo gerenciamento do apoio logístico que atua diretamente na disponibilidade das aeronaves, de modo que possam ser empregadas nas mais diversas Unidades Aéreas. Vale ressaltar que o COMGAP atua diretamente da modernização das aeronaves e implantação dos novos projetos para incorporação na FAB.

blank
Fotos de Divulgação : Força Aérea Brasileira
blank
Fotos de Divulgação : Força Aérea Brasileira

Agora o atual Comandante da Aeronáutica, Ten Brig Batista Junior, tem o desafio de conduzir a Força Aérea Brasileira na Jornada rumo ao Futuro. Em seu discurso de posse o Novo Comandante destaca a gratidão por ser escolhido para assumir o Cargo e reforça o compromisso de entregar seus conhecimentos, habilidades e esforço com base nos valores comum as instituições militares. Cintado neste momento o Código de Honra dos Cadetes de Aeronáutica.

  • Coragem
  • Lealdade
  • Honra
  • Dever
  • Pátria

Nesta ocasião, destaca a importância de manter a Força Aérea Brasileira no caminho da evolução continua, em referência a missão daqueles que o antecederam. Adaptar a Estrutura Organizacional para o cumprimento das ações de Força Aérea é uma tarefa que deverá ser perseguida neste Comando.

O Comandante destaca a importância de manter o  compromisso nas ações inerentes a Industria Aeroespacial e atividades de Ciência e Tecnologia que darão suporte aos projetos estratégicos que ampliarão, em diversos aspectos, a atuação da Forca Aérea Brasileira como um braço armado moderno e eficaz.

Por fim vale destaque que esta solenidade fica marcada por invocar e reforçar valores balizadores das Forças Armadas que é a Hierarquia e Disciplina. Dando destaque também ao compromisso da FAB com seus Militares de modo que cada Homem ou Mulher possa exercer suas atividades em prol da missão. O valor de família pelo qual cada Militar deve Honra e Gratidão pelos valores recebidos e a presença afetiva durantes todos os desafios impostos pela Carreira Militar. Cada Militar representa uma Família, todos juntos nos tornamos um punhado de amigos a vibrar de emoção.

Como cidadãos, desejamos sucesso ao Novo Comandante.

blank
crédito: FAB

Perfil
Natural de Fortaleza (CE), o Tenente-Brigadeiro Baptista Junior ingressou na Força Aérea Brasileira em 03 de março de 1975 e foi promovido ao posto de Tenente-Brigadeiro em 31 de março 2018.

Durante a carreira de 46 anos dedicados à vida militar, assumiu o comando, a chefia e a direção de diferentes organizações da FAB, entre elas, foi o primeiro Comandante do 2º/6º Grupo de Aviação – Esquadrão Guardião; Comandante da Base Aérea de Fortaleza; Adjunto do Adido de Defesa e Aeronáutica nos Estados Unidos; Subchefe de Apoio do Comando-Geral de Apoio; Presidente da Comissão Coordenadora do Programa Aeronave de Combate e Chefe do Subdepartamento de Desenvolvimento e Programas; Comandante do Comando de Defesa Aeroespacial Brasileiro; Diretor da Diretoria de Material Aeronáutico e Bélico; Vice-Chefe do Estado-Maior da Aeronáutica; Chefe de Operações Conjuntas do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas do Ministério da Defesa; e Comandante do Comando-Geral de Apoio.

O Oficial-General é oriundo das aviações de caça e reconhecimento. Possui 4 mil horas de  voo, sendo 2.200 horas em aeronaves de caça. Já voou nas seguintes aeronaves: T-23, T-25, AT-26, C-95, T-27, U-7,U-42, F-103, F-5, EMB 135/145/C-99, E/R-99, C-98B.

Por, Redação

Defesa.TV

aviação, embraer, kc-390, millennium, asas, transporte, vertical, inspeção, manutenção, militar, brasil, voo, santos, dumont, aniversário, paixão, aviões, aircraft, aviation, aereo, força, aérea, brasileira, modernização, Brasília, veteranos, aeronaves, indústria, brasil, nacional, air force



Receba nossas notícias em tempo real nos seguindo pelos aplicativos de mensagem abaixo:

blank

Assine nossa Newsletter


Receba todo final de tarde as últimas notícias do DefesaTV em seu e-mail, é de graça!

Assista nosso último episódio: