Tenente Médico brasileiro salva a vida de atleta belga nas Paralimpíadas

blank

Google News

Google News

Por Júlia Campos

O esporte tem o poder de unir pessoas e nações até além das linhas da competição. E, perto do fim dos Jogos Paralímpicos de Tóquio, esse elo foi comprovado mais uma vez. Na sexta-feira (03), o Tenente Médico da Força Aérea Brasileira Leonardo Mota, que atua no Hospital da Forças Armadas (HFA) como Chefe da Seção de Cirurgia Vascular, acompanhado do Médico Gustavo Stalen e da Enfermeira Ana Paula Zalem, socorreu o atleta belga de tênis em cadeiras de rodas Joachim Gérard, 32 anos. O atleta havia sofrido uma parada respiratória quando estava nas instalações da Vila Paralímpica.

esporte 1 (2).jpg

 Na ocasião, o militar, que estava em Tóquio como médico-chefe das seleções masculina e feminina de vôlei sentado, encontrava-se no departamento médico do prédio do Brasil, que era dividido com parte da delegação da Bélgica e da Alemanha. Ao ser avisado que um atleta estava caído desacordado, o Tenente Mota correu para o atendimento e, ao chegar ao local, deparou-se com Gérard inconsciente e recebendo atendimento do treinador.

Ao ver que se tratava de uma parada cardíaca, o Tenente logo se identificou, assumiu as manobras de ressuscitação e iniciou o uso de desfibrilador. Quando a ambulância chegou ao local, o atleta belga já estava consciente e orientado. De acordo com o Médico Leonardo, ao conversar com o profissional japonês que chegou para fazer o atendimento, ele explicou o que havia feito e qual era a suspeita do caso. Gérard foi levado ao hospital em Tóquio e, lá, descobriram uma doença cardíaca que predispunha à morte súbita.

paraolimpia.jpg

“Os médicos belgas e alemães me chamaram para discutir o caso e parabenizar pelo atendimento que prestei. E os treinadores do Gérard ficaram muito gratos e me presentearam com muito chocolate belga e champanhe”, contou o tenente médico brasileiro.

Fotos: arquivo pessoal

Participe do nosso grupo e receba as principais notícias
do Defesa em Foco na palma da sua mão.

blank

Ao entrar você está ciente e de acordo com
os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Assine nossa Newsletter

Receba todo final de tarde as últimas notícias do Defesa em Foco em seu e-mail, é de graça!



Fonte



Receba nossas notícias em tempo real nos seguindo pelos aplicativos de mensagem abaixo:

blank
blank

Assine nossa Newsletter


Receba todo final de tarde as últimas notícias do DefesaTV em seu e-mail, é de graça!

Assista nosso último episódio: