Tensão na Ásia: China emite comunicado pedindo que tropas se preparem para uma guerra contra Taiwan

O chefe supremo chinês, Xi Jinping, ordenou que o grupo militar do mar do Sul da China “se concentrem nos preparativos para uma possível guerra” contra Taiwan, em meio às tensões crescentes ligadas à guerra comercial com os EUA e à expansão chinesa para a região do Indo-Pacífico. “É necessário reforçar as operações deste grupo (…) e se concentrarem nos preparativos para se combater em uma eventual guerra”, disse o líder chinês, durante inspeção do Comando Sul (uma das cinco zonas de guerra do Exército Popular de Libertação da China) na província de Guangdong, relatou a TV estatal CCTV.

“Devemos intensificar os exercícios de prontidão, as manobras conjuntas e de confrontação para reforçar as capacidades dos militares e a preparação para guerra”, declarou Xi Jinping. O Comando Sul realiza o monitoramento das atividades no mar do Sul da China, uma das regiões marítimas mais disputadas no mundo. Posteriormente, o ministro da Defesa chinês, Wei Fenghe, declarou que as Forças Armadas chinesas tomarão todas as medidas para evitar que Taiwan tente se separar formalmente da China.

Leia mais sobre: Taiwan realiza exercícios militares que simulam ataque da China à ilha

As relações oficiais entre as autoridades chinesas e Taiwanesas, foram cessadas em 1949, quando o governo do Kuomintang liderado por, Chiang Kai-shek, fugiu para o Taipé após terem sido derrotado pelo Partido Comunista Chinês, estabelecendo na ilha a República da China. Contatos informais foram retomados em 1980. Pequim não reconhece a independência de Taiwan e afirma que a ilha faz parte do seu território. Taiwan também não reconhece o governo central de Pequim. A China tem repetidamente apelado a outros países para cortarem laços com Taiwan. Pequim já criticou os EUA por manterem relações diplomáticas informais com Taiwan, apesar de terem formalmente aderido à política de “China única”.

*Com informações de agências de notícias internacionais

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here
Enter the text from the image below