Tensão na fonteira da Bielorrússia com movimento de tropas da OTAN

Movimentação de tropas foram detectadas apenas 15 km da fronteira do país

Segundo a agência de notícias bielorrussa Belta, tropas da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) foram detectadas a cerca de 15 km da fronteira ocidental do país, e regressaram posteriormente aos locais de implantação permanente.

O ministro da Defesa da Bielorrússia, Viktor Khrenin, declarou que foi detectado movimento de tropas da OTAN perto de suas fronteiras. Khrenin afirmou que as Forças Armadas da Bielorrússia continuarão acompanhando atentamente a situação perto das suas fronteiras, a fim de responder se for necessário.

Ainda segundo o ministro, as tropas estrangeiras estão posicionadas na Lituânia, a cerca de 15 quilômetros da fronteira com a Bielorrússia.

“No âmbito do cumprimento da tarefa colocada pelo chefe de Estado de monitorar a movimentação das tropas e a situação nos territórios que fazem fronteira com a Bielorrússia, atualmente vemos que, no âmbito das manobras Presença Avançada Reforçada e Determinação Atlântica, ocorre a deslocação de tropas da OTAN em território adjacente. Especificamente, neste momento ocorre o reposicionamento das tropas para o polígono de Pabrade, [na Lituânia], a cerca de 15 km da nossa fronteira”, disse Khrenin depois de se encontrar com o presidente Aleksandr Lukashenko.

Além disso, foi registrado um aumento dos voos de aviões militares de países ocidentais ao longo da fronteira da Bielorrússia, bem como a realização de ações de reconhecimento de eventos que ocorrem no território bielorrusso.

“Não podemos deixar de nos preocupar com os voos de bombardeiros [dos EUA] B-52 ao longo da nossa fronteira”, ressaltou o ministro da Defesa. No início de setembro, Minsk enviou quase metade do seu Exército para as suas fronteiras ocidentais, devido a uma ameaça de agressão militar da OTAN.

  • Com agências inernacionais


Receba nossas notícias em tempo real pelos aplicativos de mensagem abaixo:

 

Caso deseje conversar com outros usuários escolha um dos aplicativos abaixo:



Assine nossa Newsletter


Receba todo final de tarde as últimas notícias do DefesaTV em seu e-mail