Tropas do Exército Brasileiro são certificadas pela Organização das Nações Unidas (ONU)

Foram certificados no nível 2 da ONU, o Batalhão de Infantaria de Força de Paz (Mecanizado), a Companhia de Ação Rápida e a Companhia de Engenharia de Força de Paz

blank

No dia 1º de setembro, o Exército Brasileiro (EB) recebeu do Ministério das Relações Exteriores a informação de que o Batalhão de Infantaria de Força de Paz (Mecanizado), a Companhia de Ação Rápida (QRF) e a Companhia de Engenharia de Força de Paz foram certificados no nível 2 do Sistema de Prontidão das Capacidades de Manutenção da Paz das Nações Unidas (UNPCRS).

A certificação é consequência da visita de avaliação e assessoramento (Assessment and Advisory Visit/AAV) realizada pela ONU, no período de 12 a 16 de julho de 2021, na 15ª Brigada de Infantaria Mecanizada e no 4º Grupamento de Engenharia, respectivamente, nas cidades de Cascavel (PR) e São Gabriel (RS).

blankO relatório apresentou observações gerais sobre as áreas de pessoal, treinamento, equipamento, processo de decisão, sistemas de responsabilização e informações específicas de cada unidade e subunidades avaliadas. O documento ressaltou, ainda, o profissionalismo, a prontidão das tropas avaliadas e a capacidade do Exército Brasileiro em desdobrar tropas nas operações de manutenção da paz.

Além das capacidades elencadas pela equipe de inspecionadores, o Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil (CCOPAB) recebeu a certificação do treinamento de tropa e condução do preparo, com base nos módulos de treinamentos previstos e aprovados pelas Nações Unidas.

Dentre outros equipamentos inspecionados pela ONU, cabe ressaltar que a viatura blindada de transporte de pessoal média sobre rodas Guarani (VBTP-MSR Guarani) foi certificada e classificada como material de emprego militar (MEM) dotado de alta tecnologia e proteção blindada, podendo ser desdobrada nas maiorias das missões de paz existentes no mundo.

  • Fonte: COTER