Turcomenistão adquire A-29 Super Tucano

blank
Imagem de autor desconhecido via Scramble Magazine.

No dia 8 de dezembro de 2020, dois Embraer EMB314E Super Tucano’s com destino ao Turcomenistão foram fotografados em São José dos Campos (Brasil).

As duas aeronaves de ataque leve, com registro temporário PT-ZHI (número de construção 31400270 ) e PT-ZHJ (c / n 31400271 ), devem partir para Recife, no nordeste do Brasil, para seu vôo de entrega à Força Aérea do Turcomenistão.

Por enquanto não há mais detalhes disponíveis sobre que versão se trata, quais detalhes e opcionais e a quantidade de aeronaves adquiridas.

blank
Imagem de autor desconhecido via redes sociais.

Aeronaves no Turcomenistão em 2019

Em imagens de TV estatal do Turcomenistão divulgadas em 13 de junho de 2019, o Turcomenistão demonstrou o que parecia ser o A-29 Super Tucano, uma aeronave de ataque leve fabricada pela Embraer, durante a visita do presidente Gurbanguly Berdimuhamedov.

A aeronave foi vista duas vezes em imagens da TV estatal (começando às 13:50 e, novamente, começando às 18:58). Não parecia estar carregando nenhuma arma em seus pontos rígidos, embora o Super Tucano possa ser equipado com armamentos, incluindo foguetes e munições lançadas pelo ar.

A entrega foi considerada recente . Juntamente com a filmagem, a revista militar online POLYGON, de Baku, disse que pelo menos duas aeronaves foram entregues.

  • Fonte: dsm.forecastinternational.com & Scramble Magazine via redação Orbis Defense Europe.