Turquia descobre grande reserva de gás natural no Mar Negro

blank

A Turquia anunciou nesta sexta-feira a descoberta de uma reserva de 320 bilhões de metros cúbicos de gás natural no Mar Negro e pretende começar a exploração em 2023. O anúncio foi feito pelo presidente Recep Tayyip Erdogan, que, na semana passada, havia prometido “boas notícias” aos turcos.

“A Turquia fez sua maior descoberta de gás natural no Mar Negro”, disse Erdogan em um discurso à nação, segundo a agência Anadolu.

A descoberta foi feita pelo navio de exploração Fatih, a cerca de 185 km da costa da Turquia, segundo Erdogan. “Esta reserva é parte de uma fonte muito maior. Se Deus quiser, muito mais virá”, discursou.

Com a descoberta, a Turquia pretende diminuir sua dependência de importações e cogita até tornar-se exportadora de gás natural. Atualmente, grande parte da energia usada no país vem da Rússia, do Irã e do Azerbaijão.

Se a exploração for comercialmente viável, a reserva também poderá ajudar a Turquia a superar um momento de crise econômica. Além dos efeitos da pandemia de covid-19, a lira turca sofreu forte desvalorização nas últimas semanas em relação ao dólar, uma situação que ameaça as contas do país.

Fonte: Valor