Turquia e Azerbaijão iniciam exercícios militares conjuntos perto da fronteira armênia

blank
Imagem captura de tela de vídeo do MoD da Turquia.

A Turquia e o Azerbaijão iniciaram exercícios militares conjuntos em grande escala no leste da Anatólia, perto da fronteira com a Armênia.

Os exercícios militares de inverno, programados de 1º a 12 de fevereiro perto da cidade de Kars, são o mais recente sinal de aprofundamento dos laços entre os aliados turcos depois que a Turquia apoiou o Azerbaijão em sua vitória contra as forças étnicas armênias em uma guerra de seis semanas sobre a região separatista de Nagorno-Karabakh.

O Ministério da Defesa turco disse em um comunicado que os exercícios têm o objetivo de garantir a coordenação e as capacidades de combate nas condições de inverno.

No Twitter, foi postado um vídeo de dois helicópteros de combate saudando a bandeira turca acima do castelo de Kars.

Em 30 de janeiro, um centro de observação conjunto turco-russo para monitorar o cessar-fogo entre a Armênia e o Azerbaijão sobre o Nagorno-Karabakh iniciou suas operações dentro do Azerbaijão, dando a Ancara uma presença maior no sul do Cáucaso.

Sob o acordo de cessar-fogo mediado pela Rússia em 9 de novembro, um pedaço de Nagorno-Karabakh e todos os sete distritos ao redor foram colocados sob administração do Azerbaijão, após quase 30 anos sob o controle de armênios étnicos. Mais de 4.700 pessoas morreram na guerra.

  • Fonte: Radio Free Europe – www.rferl.org via redação Orbis Defense Europe.

Comments are closed.