Turquia exibe força de resposta rápida no nordeste da Síria ocupada

blank
Imagens via Turkish MoD.

O Ministério da Defesa Nacional turco divulgou um vídeo mostrando sua “Força de Resposta Rápida” na região nordeste da Síria no dia 20 de novembro.

A Força de Resposta Rápida dos militares turcos está armada com dez tanques de batalha M60A3 TTS, três veículos de combate de infantaria ACV-AIFV e seis veículos BMC Kirpi II MRAP para proteção contra emboscada resistente a minas.

blank blank blank

O Ministério da Defesa Nacional não esclareceu as tarefas exatas da Força de Resposta Rápida. A unidade parece ser responsável por fornecer suporte de fogo pesado direto para militantes sírios apoiados pela Turquia. Essa mobilização de meios e tropas parece ser mais uma cartada turca depois que diversos líderes do terrorismo islâmico foram neutralizados em ataques recentes das Forças Aeroespaciais Russas e de outros das forças Especiais Sírias na região.

De acordo com vários relatórios recentes , os militares turcos estão atualmente se preparando para lançar uma nova operação contra a facção curda do SDF no norte e no nordeste da Síria.

A Força de Resposta Rápida provavelmente participará de qualquer nova operação na região Nordeste. O SDF está se preparando para repelir qualquer ataque. O mesmo acontece com o Exército Árabe Sírio e as forças russas que mantêm uma grande presença na região.

Os militares turcos invadiram o nordeste da Síria em outubro de 2019 com o apoio de grupos rebeldes anti Assad e terroristas islâmicos do ISIS e Al Qaeda. Após algumas semanas de confrontos com as Forças Democráticas Sírias lideradas pelos curdos (SDF), as forças turcas ocuparam uma longa faixa territorial entre a cidade de Tell Abyad, no norte de Raqqa e a cidade de Ras al-Ain no norte de al-Hasakah.

  • Com informações SANA Syria, STFH Analysis & Intelligence, SOHR e redes sociais via redação Orbis Defense Europe/Genebra.