U.S. Navy seleciona drone L3Harris FVR-90 VTOL para avaliação

blank
Imagem via L3Harris technologies.

De acordo com um comunicado de imprensa publicado em 1 de dezembro de 2020, a Marinha dos EUA selecionou a L3Harris Technologies com seu sistema aéreo não tripulado (UAS) de decolagem e pouso vertical FVR-90 (VTOL) para participar da fase dois de uma demonstração para identificar e avaliar sistemas aéreos não tripulados capazes de operar em ambientes implantados austeros sem sistemas de suporte adicionais.

L3Harris foi uma das duas equipes selecionadas pelo Naval Air Warfare Center Air Division (NAWCAD) AIRWorks, em colaboração com o IMPAX, para participar da demonstração de três semanas no final deste ano em Yuma, Arizona.

A demonstração é parte de um processo de seleção em várias fases para avaliar tecnologias de ponta, informar estratégias de aquisição futuras e atender aos requisitos de competição com base no mérito para prêmios potenciais de Outras Transações (OT) para prototipagem. OTs premiados têm o potencial de se tornar parte de um futuro programa de registro estimado em até $ 1 bilhão.

O FVR-90 é um sistema aéreo não tripulado (UAS) de decolagem e aterrissagem vertical (VTOL) projetado e desenvolvido pela L3Harris Technologies. Ele usa a tecnologia Hybrid Quadrotor patenteada que permite a decolagem em uma área confinada com uma pequena tripulação e a transição entre o voo horizontal e vertical de forma rápida e precisa. A aeronave é diferente dos sistemas aéreos não tripulados existentes “independentes da pista”, não exigindo um lançador ou dispositivo de recuperação separado. Ele oferece maior capacidade, portabilidade e menor pegada operacional para aplicações militares e comerciais de veículos aéreos não tripulados (UAV).

O FVR-90 UAS tem um comprimento de 2,48 m, uma largura de 4,8 m e um peso bruto máximo de decolagem de 53 kg. Ele pode ser operado por um piloto e um mantenedor. O drone tem a capacidade de transportar uma carga útil máxima de 10 kg, incluindo multissensor estabilizado WESCAM MX-8, sistema de imagem multiespectral, sistema eletro-óptico (EO) e infravermelho (IR) e infravermelho de onda média (MWIR) Câmera.

“O FVR-90 do L3Harris oferece tecnologia exclusiva não oferecida por outros sistemas aéreos não tripulados,” disse Dave Duggan, Presidente, Sistemas de Engate de Precisão, L3Harris. “Este sistema não tripulado pode operar em ambientes climáticos austeros e em vários domínios. O FVR-90 oferece uma capacidade de decolagem e pouso vertical que acreditamos pode dar à Marinha o controle necessário para cumprir suas missões importantes. ”

  • Fonte: Harris technologies, via redação Orbis Defense Europe.