Última etapa da ampliação dos alojamentos do ITA é concluída

Data:

  Fruto da parceria entre a Força Aérea Brasileira (FAB), por meio do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), e o Ministério da Educação (MEC), foi concluída a última etapa da ampliação dos alojamentos destinados aos alunos de graduação do ITA. As obras foram executadas pelo Serviço Regional de Infraestrutura da Aeronáutica de São José dos Campos (SERINFRA-SJ) e resultaram na entrega de dois novos blocos, totalizando 48 apartamentos. A estrutura reforça a capacidade de moradia estudantil, especialmente diante da ampliação de vagas e da chegada da primeira turma que ingressará no futuro campus do ITA em Fortaleza.

Com essa entrega, o Instituto passa a contar com seis novos blocos de alojamentos, somando 432 vagas na residência estudantil. A primeira fase das obras teve início em 2020 e incluiu quatro blocos, com investimento de R$ 52,8 milhões do MEC. Já a etapa final recebeu R$ 20,7 milhões do Governo Federal para a construção dos dois últimos blocos.

A Pró-Reitora de Administração do ITA, Coronel Intendente Vivian Santos Gomes, enfatizou a importância da sinergia entre as instituições envolvidas para o cumprimento da missão institucional. “Essas parcerias são fundamentais para o sucesso da nossa missão de formar profissionais altamente capacitados e cidadãos conscientes, atuando com responsabilidade dentro das necessidades do serviço público”, afirmou.

Já o Reitor do ITA, Professor Doutor Antonio Guilherme de Arruda Lorenzi, ressaltou o impacto direto da ampliação dos alojamentos na capacidade de acolhimento da instituição. “Já temos conosco a primeira turma que, futuramente, dará início às atividades no novo campus de Fortaleza, previstas para 2027. A possibilidade de oferecer moradia adequada aos nossos estudantes é uma das premissas para garantir a melhor experiência acadêmica possível”, comentou.

O H8 (alojamentos dos alunos do ITA)

Os novos alojamentos foram projetados com foco em inovação, conforto e responsabilidade ambiental. A estrutura contempla soluções de eficiência energética e economia de água, atendendo aos mais recentes padrões técnicos. A escolha por materiais sustentáveis, somada à implantação de redes hidráulica e elétrica otimizadas, reforça o compromisso com a sustentabilidade — um diferencial em relação aos prédios mais antigos do campus, erguidos na década de 1940.

A excelência do projeto rendeu reconhecimento nacional, tendo sido tema de uma reportagem em revista especializada que destacou a harmonia entre funcionalidade e design inovador. A proposta arquitetônica integra os novos blocos ao campus, mantendo, ao mesmo tempo, a individualidade dos espaços.

Conhecido como H8, o alojamento estudantil é considerado parte fundamental da vivência universitária no ITA. A instituição é uma das poucas no Brasil a oferecer moradia gratuita para todos os seus alunos de graduação, reforçando seu compromisso com a formação integral de engenheiros altamente qualificados para o país.

“O H8 é onde temos a oportunidade de aprofundar nossos estudos fora de sala de aula e desenvolver habilidades pessoais e profissionais que às vezes não são contemplados na graduação. Desde que entrei no ITA, essa experiência tem sido uma das mais valiosas da minha vida”, comentou o aluno do terceiro ano de graduação do ITA e presidente do Centro Acadêmico Santos Dumont (CASD) Gabriel Farias de Pinho.

Fotos: SERINFRA-SJ



Fonte:Força Aérea Brasileira

Autor

  • Jornalista especializado em Defesa e Segurança (MTB 37358/RJ), veterano militar e ex-integrante de unidades especiais, com sólida atuação na cobertura de atividades das Forças Armadas brasileiras. Possui formação complementar em Estágios de Correspondente para Assuntos Militares, realizados pelo Exército Brasileiro em diferentes biomas, além de capacitações no COPPAZNAV (Marinha do Brasil) e no CCOPAB (Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil), voltadas à cobertura em áreas de conflito. Atualmente aplica seus conhecimentos técnicos na produção de conteúdos jornalísticos realistas e acessíveis sobre o ambiente operacional das tropas, contribuindo para a valorização e compreensão da importância das Forças Armadas pelo público civil. Em 2011, deixou os registros de lado para atuar diretamente no desastre da Região Serrana do RJ, realizando mapeamentos e coordenando informações em áreas isoladas, o que lhe rendeu uma Moção de Reconhecimento da Câmara de Vereadores de Sumidouro-RJ. Diretor de Conteúdo Audiovisual da Defesa TV e Defesa em Foco, é responsável por reportagens e documentários que aproximam a sociedade dos bastidores da Defesa Nacional.

    Ver todos os posts

Popular

Últimas Postagens
matérias

Poder de Prontidão: Fuzileiros Navais Aperfeiçoam Emprego de Blindados em Exercício Tático

O Batalhão de Blindados de Fuzileiros Navais (BtlBldFuzNav) realizará,...

A Importância de Pensar como um Preparador: Lições do Apagão na Europa

Na última semana, um apagão de grandes proporções atingiu...

Atech conecta pessoas e ideias em Fórum sobre o futuro da mobilidade, segurança e inteligência artificial

A Atech, empresa do Grupo Embraer, realizou na quinta-feira,...

Marinha conclui sondagem e atualiza cartas náuticas de importante trecho no Marajó

A Marinha do Brasil (MB) anunciou, na última semana,...