Último dia de inscrições para o Curso de Formação de Sargentos

Data:

 Encerram às 15h do dia 14/02 as inscrições para o processo seletivo para a Primeira Turma do Curso de Formação de Sargentos da Aeronáutica para ingresso em janeiro de 2026 (CFS 1/2026). Para se inscrever basta acessar o site oficial da Escola de Especialistas de Aeronáutica (EEAR). A taxa de inscrição é de R$ 95,00 (noventa e cinco reais).

As vagas serão destinadas a candidatos de ambos os sexos, que atendam às condições e às normas estabelecidas nas Instruções do Exame. Para serem habilitados à matrícula no Curso, os candidatos não devem possuir menos de 17 anos, nem completar 25 anos de idade, até 31 de dezembro do ano da matrícula no CFS 1/2026, e ter concluído, na data da Concentração Final do Exame, o Ensino Médio do Sistema Nacional de Ensino.

O processo seletivo é composto por provas escritas de Língua Portuguesa, Língua Inglesa, Matemática e Física, inspeção de saúde, exame de aptidão psicológica, teste de avaliação do condicionamento físico, procedimento de heteroidentificação complementar e validação documental.

As provas escritas ocorrerão no dia 01/06/2025. Os aprovados em todas as etapas deste processo seletivo e selecionados pela Junta Especial de Avaliação (JEA) deverão se apresentar no dia 14/01/2026, na EEAR, sediada em Guaratinguetá (SP), para habilitação à matrícula no Curso, que terá duração de dois anos. Após a conclusão do curso com aproveitamento, o aluno será promovido à graduação de Terceiro-Sargento e será distribuído e classificado em uma das Organizações Militares (OM) do Comando da Aeronáutica (COMAER), localizadas em todo o território nacional, de acordo com a necessidade da Administração.

Para obter mais informações, consulte o edital aqui.

Imagens: CECOMSAER e DIRENS



Fonte:Força Aérea Brasileira

Autor

  • Jornalista especializado em Defesa e Segurança (MTB 37358/RJ), veterano das Forças Armadas e ex-integrante de unidades especiais, com ampla experiência na cobertura de operações militares, treinamentos e atividades estratégicas das Forças Armadas brasileiras. Sua atuação combina expertise técnico-operacional com sólida formação civil voltada à comunicação em ambientes de defesa, incluindo capacitações específicas em Estágios de Correspondente para Assuntos Militares realizados pelo Exército Brasileiro em diversos biomas do país, além de cursos no COPPAZNAV (Curso de Correspondente de Paz da Marinha do Brasil) e no CCOPAB (Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil), voltados à cobertura em áreas de conflito e operações de paz. É reconhecido por produzir conteúdos jornalísticos realistas, acessíveis e impactantes, contribuindo para a valorização institucional das Forças Armadas junto à sociedade civil. Em 2011, atuou diretamente na resposta ao desastre da Região Serrana do Rio de Janeiro, realizando mapeamentos e coordenando informações em áreas isoladas, o que lhe rendeu uma Moção de Reconhecimento da Câmara de Vereadores de Sumidouro (RJ). Foi agraciado com as Medalhas Amigo da Marinha, Mérito Veterano da Associação dos Veteranos da Força Aérea Brasileira (AVFAB) e Mérito Tamandaré, concedida pela Marinha do Brasil. Atualmente é Diretor de Conteúdo Audiovisual da Defesa TV e do Defesa em Foco, coordenando reportagens e documentários que aproximam a sociedade dos bastidores da Defesa Nacional com linguagem ética, técnica e engajadora.

    Ver todos os posts

Popular

Últimas Postagens
matérias