Uma Análise da Capacidade do Estado Brasileiro em resposta ao Desastre Natural da Região Serrana Fluminense em 2011

Todos os anos no período de chuvas o Brasil sofre com desastres naturais, alguns em proporções maiores que os outros. Em janeiro de 2011 a região serrana do Rio de Janeiro foi castigada por fortes chuvas torrenciais. O que ocasionou diversas tragédias em diferentes cidades do estado, fazendo com que fosse considerado como um dos maiores desastres naturais do mundo, afetando mais de 300 mil pessoas.

Para atender às vítimas, houve a mobilização de diversos atores do Estado brasileiro, inclusive as Forças Armadas nacionais.

O presente trabalho tem como objetivo analisar a capacidade brasileira em suporte logístico humanitário, tendo como objeto de análise o desastre natural da região serrana fluminense em janeiro de 2011. Contudo, existe uma carência de fontes que trate o desastre ocorrido na região serrana do Rio de Janeiro, como de outras catástrofes naturais ocorridas no Brasil.

Sendo assim, esses trabalho busca sanar algumas lacunas na área de logística humanitária em suporte a desastres naturais.

Para fazer este estudo é necessário:
I) Explicar o que é logística humanitária;
II) Apresentar a experiência brasileira em logística humanitária; para assim,
III) Analisar a resposta brasileira em suporte logístico humanitário ao desastre da região na serrana.

Como metodologia de pesquisa, foi utilizado o método qualitativo, por meio de pesquisas bibliográficas, coleta e análise de dados.

Leia o artigo completo clicando na imagem abaixo:

Biografia dos Autores

Aniele dos Santos Farroco

Mestranda em Ciências Militares no Programa de Pós-Graduação da Escola de Comando e Estado-Maior do Exército (ECEME). Adjunta de coordenação do Observatório Militar da Praia Vermelha (OMPV). Bacharel em Relações Internacionais pela Universidade Católica de Petrópolis (UCP). Contato: <[email protected]>

Isabella Sequetto Terror

Doutoranda em Ciências Militares no Programa de Pós-Graduação da Escola de Comando e Estado-Maior do Exército (ECEME). Mestre em Estudos Marítimos pela Escola de Guerra Naval (EGN). Graduada em Direito pelas Faculdades Integradas Vianna Junior. Contato: <[email protected]>

Leonardo Perin Vich

Doutor em História Social no Programa de Pós-Graduação em História Social do Instituto de História da Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGHIS-IH-UFRJ) e pela Freie Universität Berlin (Otto-Suhr-Institut für Politikwissenschaft – FUB). Mestre em História Comparada pelo Programa de Pós-Graduação em História Comparada do Instituto de História da Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGHC-IH-UFRJ). Bacharel em Letras Vernáculas – Alemão pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (CLA-UFRJ). Coordenador das Linhas de Defesa e de Segurança do Núcleo de Estudos Estratégicos em Defesa e Segurança do Departamento de Física da Universidade Federal de São Carlos (NEEDS-UFSCar). Contato: <[email protected]>



Receba nossas notícias em tempo real pelos aplicativos de mensagem abaixo:

 

Caso deseje conversar com outros usuários escolha um dos aplicativos abaixo:



Assine nossa Newsletter


Receba todo final de tarde as últimas notícias do DefesaTV em seu e-mail