Unidade que participou da Tomada de Monte Castelo celebra os 80 anos da conquista

Data:

O 1º Grupo de Artilharia de Campanha de Selva tem um motivo especial para comemorar os 80 anos da Tomada de Monte Castelo. A unidade participou, enquanto 1º Regimento de Obuses Auto-Rebocado, desse episódio da História da Segunda Guerra Munidal. A formatura, realizada no dia 20 de fevereiro, reverenciou a vitória que foi decisiva para os Aliados.

A posição fortemente defendida pelos alemães foi tomada em 21 de fevereiro de 1945. A conquista de Monte Castelo entrou para a história do Exército Brasileiro não apenas pelo significado tático daquela elevação, mas também pelas condições de extrema adversidade que envolveram toda a operação de ataque. O inverno rigoroso, o terreno acidentado e a resistência de um inimigo bem fortificado testaram a determinação e a coragem dos nossos valorosos pracinhas.

1º Grupo de Artilharia de Campanha de Selva

Atualmente conhecido como Regimento Floriano,  o 1º Grupo de Artilharia de Campanha de Selva é a única organização militar expedicionária da Amazônia. Soma aos seus feitos heroicos a participação nos combates em Montese, Castelnuovo, La Sierra e Camaiore, além de Monte Castelo. Por ter integrado a Força Expedicionária Brasileira (FEB) na Segunda Guerra Munidal, a unidade é informalmente conhecida como “FEBIANA”, fazendo alusão ao acrônimo FEB.

Um espaço histórico em suas instalações guarda relíquias da Segunda Guerra Mundial, como objetos pessoais e materiais de guerra dos pracinhas e das tropas aliadas ou inimigas. incluindo medalhas e condecorações, cantis, roupas, uniformes, bandeiras, além de jornais que noticiavam o momento histórico.

A unidade é considerada a mais antiga da Arma de Artilharia no Brasil. Teve integrantes ilustres: o Marechal Floriano, quando ela ainda se chamava 1º Batalhão de Artilharia na Fortaleza de Santa Cruz; e o Marechal Cordeiro de Farias, que a comandou. Está sediada em Marabá desde o dia 6 julho de 2005, como parte de uma ação que visou à reestruturação do Exército.

A solenidade contou com a presença do Coronel Leandro Basto Pereira, Chefe do Estado-Maior da 23ª Brigada de Infantaria de Selva, de oficiais do estado-maior da Brigada, dos comandantes de organizações militares da guarnição de Marabá, de autoridades civis e de veteranos.

Fonte: 1º Grupo de Artilharia de Campanha de Selva

Autor

  • Jornalista especializado em Defesa e Segurança (MTB 37358/RJ), veterano das Forças Armadas e ex-integrante de unidades especiais, com ampla experiência na cobertura de operações militares, treinamentos e atividades estratégicas das Forças Armadas brasileiras. Sua atuação combina expertise técnico-operacional com sólida formação civil voltada à comunicação em ambientes de defesa, incluindo capacitações específicas em Estágios de Correspondente para Assuntos Militares realizados pelo Exército Brasileiro em diversos biomas do país, além de cursos no COPPAZNAV (Curso de Correspondente de Paz da Marinha do Brasil) e no CCOPAB (Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil), voltados à cobertura em áreas de conflito e operações de paz. É reconhecido por produzir conteúdos jornalísticos realistas, acessíveis e impactantes, contribuindo para a valorização institucional das Forças Armadas junto à sociedade civil. Em 2011, atuou diretamente na resposta ao desastre da Região Serrana do Rio de Janeiro, realizando mapeamentos e coordenando informações em áreas isoladas, o que lhe rendeu uma Moção de Reconhecimento da Câmara de Vereadores de Sumidouro (RJ). Foi agraciado com as Medalhas Amigo da Marinha, Mérito Veterano da Associação dos Veteranos da Força Aérea Brasileira (AVFAB) e Mérito Tamandaré, concedida pela Marinha do Brasil. Atualmente é Diretor de Conteúdo Audiovisual da Defesa TV e do Defesa em Foco, coordenando reportagens e documentários que aproximam a sociedade dos bastidores da Defesa Nacional com linguagem ética, técnica e engajadora.

    Ver todos os posts

Popular

Últimas Postagens
matérias