United States Military Liaison Office (USMLO) e TEXAS BAPTIST MEN –  José Ananias Duarte Frota – Cel BM R1 (ESG-CAEPE)

blank

United States Military Liaison Office (USMLO) e TEXAS BAPTIST MEN

                      José Ananias Duarte Frota – Cel BM R1 (ESG-CAEPE)

 

Em 2006 quando no Comando do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará, e Presidente da Liga Nacional dos Corpos de Bombeiros Militares do Brasil, onde conheci o Texas Baptist Men na gestão do Pastor Léo Smith e iniciamos uma articulação para uma atividade no Brasil.

Com apoio do amigo Coronel da Força Aérea Americana, Antônio Rebelo, chefe do Escritório de Ligação Militar do Estados Unidos (United States Military Liaison Office-USMLO), com apoio do Major Frederick Barrett projetamos um treinamento denominado “curso de Treinamento de voluntários em Emergências” que foi realizado em Brasília, Rio de Janeiro, Santa Catarina e Ceará. Nesta missão a servidora Brígida Carvalho do USMLO, nos apoiou como em outras missões da Liga Nacional dos Corpos de Bombeiros Militares do Brasil.

Tributo ao Pastor “Leo Smith”.

Comumente conhecido como Texas Baptist Men, o TBM capacita cristãos como você a enfrentar os maiores desafios do mundo, transformando o mundo em um ato radical de serviço e compaixão por vez. Desde 1967, os voluntários da TBM entregam ajuda, esperança e cura a milhões de pessoas feridas e levantam a próxima geração para fazer o mesmo. Como resultado de seu serviço, a TBM ajudou a iniciar e treinar grupos de ajuda humanitária em 50 estados do Estados Unidos, dando origem à terceira maior rede de assistência humanitária do país.

Um fluxo interminável de homens e mulheres do TBM servem com ardor nos desastres em todo o mundo e nos Estados Unidos. Como texanos em missão, os voluntários do TBM forneceram a dezenas de milhares de pessoas água potável limpa no meio de algumas das situações mais difíceis. Uma multidão incontável de jovens foi discipulada por meio de nossos programas e se juntou a Deus em Sua obra redentora.

O pastor Léo Smith começou a atuar como diretor executivo interino no ano seguinte e o conselho do Texas Baptist Men o elegeu diretor executivo em fevereiro de 2004. Assim, conheci o amigo Léo Smith nas primeiras viagens com Maj Frederick Barrett onde presenciei o Ministério de Desastres do Texas Baptist Men em 2004.

 O pastor Léo Smith possuía uma visão para cultivar líderes e a sensibilidade espiritual para reconhecer quando Deus chamou alguém para seu serviço.

“Nos anos em que Leo Smith atuou como diretor executivo, Deus se moveu de maneira poderosa através do Texas Baptist Men, e Leo nos ajudou a ser quem somos hoje”, disse Don Gibson, que trabalhou na equipe de Smith e o sucedeu como executivo do TBM e diretor. “Ele nos ensinou muito sobre fé e como depender de Deus para todas as nossas necessidades.”

Bill Pigott, líder dos Construtores de Aposentados do TBM, elogiou Smith como “não apenas um bom amigo, mas também um dos homens mais piedosos que já conheci”.

A equipe do TBM cresceu durante o mandato de Smith como diretor executivo. Smith ajudou a organização a mudar seus escritórios do Baptist Building para o Dixon Missions Equipping Center, no leste de Dallas, e expandiu as instalações para abrigar uma frota em constante crescimento de veículos e equipamentos de socorro.

Nascido em Ysleta, perto de El Paso, Smith tornou-se cristão e dedicou sua vida ao ministério do evangelho no Templo Batista em San Antonio.

O pastor Léo Smith morreu em 28 de abril de 2013, em Alvin após uma batalha contra o câncer. Ele tinha 75 anos. Ele deixa sua esposa, Cordelia, e seus cinco filhos e seus cônjuges – Vernon Lee Smith, de LaMarque; Terry Lynn Ray, da Alvin; Timothy Lane e Bonnie Smith, de St. Peters, Mo .; Tammy Leigh e Robert Warren, da McKinney; e Vikki L´Dawn e David Kirk, da League City. Ele também deixa sua irmã, Verna Jo Sisson, de El Paso, 10 netos e três bisnetos.

Depois na reserva visitei o pastor Léo Smith em Dallas, no TBM Disaster Relief, onde ele avisava “Ofereça-se e ofereça ajuda, esperança e cura”. Este homem de fé recebeu em vida a homenagem da Liga Nacional dos Corpos de Bombeiros Militares do Brasil. Realizamos este preito conforme a foto acima, comigo, ao centro o pastor Léo Smith e amigo Maj Frederick Barrett no Colégio Militar do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará. Por méritos agraciamos em nosso Colégio “Raquel de Queiroz” o Major Lourenzo Harris, Cap Brent Dodd e a Brígida Carvalho.

Nesta visita fiquei emocionado pois o pastor Léo Smith estava com sua comenda da Liga Nacional dos Corpos de Bombeiros Militares do Brasil em exposição em sua mesa de trabalho.

Apêndices de um trabalho em prol de bem comum

blank LIGABOM

LIGA NACIONAL DOS CORPOS DE BOMBEIROS MILITARES DO BRASIL

Presidência

BOLETIM INTERNO do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará nº 065 de 06 de abril de 2006(Quinta-Feira).

Construir um grupo voluntário permanente e preparado para eventuais tragédias, de forma que após a conclusão das aulas serão formados grupos, em áreas específicas, onde os atuais alunos atuarão como agentes multiplicadores, transmitindo a informação adquirida para outros integrantes da sociedade civil e militar.

Preparar os voluntários para concederem resposta a desastres, a partir dos recursos disponíveis na própria comunidade, além de permitir que o Estado tenha acesso a diferentes ideias sobre prevenção.

1)        INSTRUTORES

 Ben Freeman, Dick Talley e Eugene Pepiton

2)        INTÉRPRETES

Brígida Carvalho, Jim Howard, Cap QOBM Edir e Ilane Ximenes Frota

3)        ENTIDADES ENVOLVIDAS

AMC, CAGECE, CARV, CBMCE, CDL, Chandler Surf, COELCE,COGERH, Defesa Civil do Estado e do Município, DERT, DETRAN, Diário do Nordeste, Editora Verdes Mares, Estudantes Universitários, Exército Brasileiro, FECOMÉRCIO, FUNASA, Igreja Evangélica Assembleia de Deus, Igreja Presbiteriana de Fortaleza, Jornal O Povo, ORMECE, Polícia Militar, SEGOV, Voluntários.

Metas atingidas do Curso

1)        Sistema de Comando de Incidentes;

2)        Centro de Operações em Desastres;

3)        Abrigo;

5)        Assistência Infantil/Creche;

6)        Capelania;

7)        Limpeza;

8)        Purificação da Água;

9)        Exercícios Simulados.

CARGA HORÁRIA DO CURSO 40 horas/aulas

Fortaleza, 26 de março de 2006.

VALDÊNIO GOIANA MELO – CAP QOBM. Coordenador Adjunto.

JOSÉ CLÁUDIO BARRETO DE SOUSA – MAJ QOBM. Coordenador do Curso.

Aos vinte dias do mês de março do ano de 2006, por volta das 9hs, no Auditório da FAMETRO (Faculdade Metropolitana), onde se encontravam autoridades civis e militares: Sr Dick Talley (Instrutor), Sr Bem Freeman (Instrutor), Sr Jim Howard (Instrutor), Sra Marise Frota (Diretora da escola Creche Castelinho Vermelho), Sra Ilane Ximenes Frota (Intérprete), Sra Brígida Carvalho (Intérprete), Sr Almir Paes Barreto (Gerente da Mongeral), Gen Div Théo Espíndola (Secretário da SSPDS), CEL QOBM Duarte Frota (Comandante Geral do CBMCE), CEL QOBM Vasconcelos (Comandante Adjunto do CBMCE), MAJ QOBM Barreto (Coordenador de Curso), CAP QOBM Goiana (Coordenador Adjunto), CAP QOBM Edir (Intérprete), e os alunos participantes do treinamento acima citado, onde prestigiaram a solenidade de abertura do Curso de Treinamento de voluntários em Emergências. O encerramento deu-se às 16hs do dia vinte e quatro do referido mês e ano através da determinação do Comando Geral do Corpo de Bombeiros militar do Ceará e do Texas Baptist Men, que obteve a aprovação de 74 alunos e 1 desistência. Estiveram presentes as autoridades civis e militares citadas na abertura exceto o Gen Théo Basto (secretário da SSPDS). O Comando Geral do CBMCE, CEL José Ananias Duarte Frota e CEL João Vasconcelos Sousa, conferiu a Medalha e Homenagem da LIGABOM para ser entregue ao Sr Leo Smith (Diretor Executivo do Texas Baptist Men); Machadinha Simbólica e Botóm para Sr Dick Talley (Instrutor), Sr Ben Freeman (Instrutor), Sr Jim Howard (Instrutor), Sr Eugene Pepiton (Instrutor), Sra Brígida Carvalho (Intérprete), Sr Francisco Paixão Bezerra Cordeiro; Certificado de Tradutora do Curso para Sra Ilane Ximenes Frota; Bóton e Certificado de Bombeiro Voluntário para todos os alunos, com exceção dos Bombeiros Militares; e Certificados do Texas Baptist Men para todos os alunos participantes do curso. Os instrutores do curso acima citado também conferiram bótom para os alunos.

JOSÉ ANANIAS DUARTE FROTA – CEL QOBM MATRICULA FUNCIONAL Nº 027.134-1-1 – COMANDANTE GERAL DO CBMCE – Presidente da Liga Nacional dos Corpos de Bombeiros Militares do Brasil

CONFERE: JOÃO VASCONCELOS SOUSA – CEL QOBM MATRÍCULA FUNCIONAL Nº 027.885-1-9

United States Military Liaison Office-USMLO

Treinamento de Voluntários em Resposta à Desastres

Brasília, Florianópolis, Rio de Janeiro e Fortaleza

10 – 26 MAR 06

USMLO – Brasil (07 Mar 06)

 

Conceito da Visita

 

Objetivo:  Essa visita sustenta a missão do Comando Sul pois enfatiza no preparo do Brasil para responder à desastres com seus próprios recursos. Esse é um projeto financiado em conjunto pelo Brasil e EUA, que trará treinadores de respostas à desastres dos EUA para auxiliar no desenvolvimento de equipes voluntárias de respostas à desastres no Brasil. A crescente exposição dos programas brasileiros e o diálogo entre o Brasil e oficiais de Gerenciamento de Emergências dos EUA estabeleceram um momento perfeito para estreitar o relacionamento nessa área. Também permite ao Brasil acesso à diferentes ideias sobre preparação e mitigação de desastres.

Histórico

Visitantes:

Treinadores em Brasília e Rio de Janeiro

Sr. Gary Bridges Smith

*Leo William Smith

Jason Andrew Smith

William Lee Bevly, Jr.

Treinadores em Florianópolis and Fortaleza

Ben L. Freeman

*Forrest Dixon Talley

Russell Eugene Pepiton

Jim Hilton Howard

* líderes dos grupos

  • Datas da Visita: 10 – 26 MAR 06.

  • Envolvimento da Embaixada dos EUA:
  • MLO: Coordenação com os visitantes e agenda. Servirá como escritório de controle.

 

Segunda, 20 de março de 2006

0700-0800       Café-da-manhã no hotel

0800-0900       Deslocamento p/ o local de treinamento, preparação

0900-1200       Treinamento sobre a História e Objetivos das Equipes de Repostas à Desastres.

1200-1300       Almoço

1300-1700       Treinamento geral sobre Sistema de Comando de Incidentes – ICS e voluntários

1700-1800       Deslocamento p/ o hotel

1800                Jantar/RON

Terça, 21 de março de 2006

0700-0800       Café-da-manhã no hotel

0800-0900       Deslocamento p/ o local de treinamento, preparação

0900-1200       Treinamento para Organizações de Defesa Civil sobre administração e implementação das equipes de voluntários

1200-1300       Almoço

1300-1700       Treinamento para Organizações de Defesa Civil sobre administração e implementação das equipes de voluntários

1700                Returno p/ o hotel/Jantar/RON

                       

Quarta, 22 de março de 2006

0700-0800       Café-da-manhã no hotel

0800-0900       Deslocamento p/ o local de treinamento, preparação

0900-1200       Treinamento geral sobre montagem, organização & administração de uma equipe de voluntários p/ respostas à desastres em sua organização 

1200-1300       Almoço

1300-1700       Treinamento geral sobre montagem, organização & administração de uma equipe de voluntários p/ respostas à desastres em sua organização 

1700-1800       Deslocamento p/ o hotel

1800                Jantar/RON

Quinta, 23 de março de 2006

0700-0800       Café-da-manhã no hotel

0800-0900       Deslocamento p/ o local de treinamento, preparação

0900-1200       Equipes de Treinamento Especializado (créche móvel, cozinha móvel, limpeza de entulho das casas, abrigo, aconselhamento de vítimas, purificação da água)

1200-1300       Almoço

1300-1700       Equipes de Treinamento Especializado (créche móvel, cozinha móvel, limpeza de entulho das casas, abrigo, aconselhamento de vítimas, purificação da água)

1700-1800       Deslocamento p/ o hotel

1800                Jantar/RON

Sexta, 24 de março de 2006

0700-0800       Café-da-manhã no hotel

0800-0900       Deslocamento p/ o local de treinamento, preparação

0900-1200       Equipes de Treinamento Especializado (créche móvel, cozinha móvel, limpeza de entulho das casas, abrigo, aconselhamento de vítimas, purificação da água)

1200-1300       Almoço

1300-1630       Exercício Final, Finalização e Perguntas

1630-1700       Cerimônia de Encerramento

1700-1800       Arrumação e deslocamento p/ o hotel

1800                RON

 Sábado. 25 de março de 2006

0800-0900       Café-da-manhã no hotel /check out

1355-1725       Viagem Fortaleza/ SP (Grupo 2)

                        Varig #2375

  • Viagem RJ/SP (Grupo 1)

American #950

2245-0605      Viagem SP/Dallas – todos

                        American #962

Domingo, 26 de março de 2006

Chegada em Dallas 06:05

Pontos de Contato

  • USMLO: Major BARRETT  

                             

     Brigida Carvalho

    

          

  • Brasília:   João Nilo de Abreu Lima

Subsecretário de Defesa Civil  

Email: [email protected]

Marcos Morais/Edna/Patrícia

 

 

  • Florianópolis: Major José Mauro da Costa

Coordenador da Defesa Civil de Santa Catarina, Officer Military Police

  • Rio de Janeiro: COL Sérgio Simões        

Oficial de Operações, Defesa Civil, Rio de Janeiro

                Bombeiros Militar

  • Fortaleza: COL José Ananias Duarte Frota

Coordenador da Defesa Civil do Estado do Ceará

                Chefe, Corpo de Bombeiros e LIGABOM

Antônio Rebelo, chefe do Escritório de Ligação Militar do Estados Unidos (United States Military Liaison Office -USMLO) e apoio a Defesa Civil no Brasil.

https://www.youtube.com/watch?v=13XWajmKPL4