UNIVAP realiza o Exercício Operacional BRAVEx-1

Por: Mateus S. Paula Vieira.

A equipe Bravo Rocket Team, Grupo de Foguetes da Universidade do Vale do Paraíba realizou na quinta-feira 16 de maio o primeiro Exercício Operacional de 2019, contando com o lançamento de 3 foguetes instrucionais desenvolvidos pelo grupo de São José dos Campos-SP.O objetivo do exercício era promover o desenvolvimento de projetos pelos alunos de engenharia que compõe o grupo e promover o aperfeiçoamento do pessoal da Comissão Operacional, responsável pelas operações de logística, lançamento e recuperação dos foguetes.

Lançamento do Foguete Athena-1 / Foto: Skull Fotografia

Foram lançados os foguetes “Shark-1”, “Athena-1” e “Bocaina-1”, ambos projetados para atingir apogeu entre 100 e 150 metros. Parte do Campus Urbanova da universidade foi destinado a operação, que também foi acompanhada de espectadores que compareceram ao evento.

Foguete Shark-1 retornando ao solo com o paraquedas aberto / Foto: Skull Fotografia

O foguete “Bocaina-1” foi desenvolvido para instrução e fez um voo de demonstração, já os foguetes “Shark-1” e “Athena-1” foram desenvolvidos pelos alunos, e cada um voou duas vezes durante o exercício, podendo-se avaliar em voo conceitos de estabilidade e aerodinâmica, bem como o funcionamento da carga ejetora do paraquedas balístico e também o funcionamento do paraquedas em si.

Para a coordenação do Bravo Rocket Team, o exercício foi um sucesso, pois possibilitou as divisões do grupo adquirirem uma boa noção de projeto e práticas de engenharia aeroespacial, também possibilitou aos alunos adquirirem noções de segurança em operações aeroespaciais, as quais, mesmo na operação de minifoguetes, são muito próximas das aplicadas em grandes operações em centros de lançamentos.

Confira parte do exercício no vídeo abaixo:  

Matéria por Mateus S. Paula Vieira/Univap, via redação Orbis Defense.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here
Enter the text from the image below