Universidade Corporativa da PRF inaugura um dos maiores estandes de tiro da América Latina

A Universidade Corporativa da Polícia Rodoviária Federal (UNIPRF) inaugurou o maior estande de tiro da América Latina em sua categoria. As instalações estão localizadas em Vargem Pequena, Florianópolis (SC). O evento contou com a participação do presidente da República, Jair Messias Bolsonaro, do ministro da Justiça e Segurança Pública, Sérgio Fernando Moro, e diversas autoridades, na quinta-feira (17).

O complexo de tiro conta com uma área aproximada de seis mil metros quadrados. O dispositivo possui configuração com sete baias de tiro, sendo seis baias com 25 metros de comprimento por 12 metros de largura. Foram utilizadas aproximadamente 240 toneladas de aço balístico na proteção das instalações em nível de blindagem III, inclusive nas paredes laterais que são defletoras, sendo capaz de impedir a fuga de projéteis de disparos de todos os calibres utilizados pela PRF, destacando-se no quesito segurança.

Uma das baias, a maior de todas, conta com 50 metros de comprimento por 24 de largura, equipada com um para-balas em formato de “U”, o qual permite disparos numa amplitude de até 180 graus. Essa característica permite o treinamento de diferentes técnicas, como disparos em movimento, disparos embarcados na viatura, exercícios de contra emboscada, disparos simulando reação contra múltiplos agressores, entre outras.

Com o objetivo de evitar a fuga de projéteis pela parte superior do para-balas, o complexo de tiro da UNIPRF conta com mais dois andares de paredes absorventes de impactos, totalizando aproximadamente nove metros de altura e pórticos absorventes superiores ao longo das linhas de tiro.

Todos os estandes contam com sistema de iluminação que permitem que sejam ligados e desligados de forma independente por linhas, permitindo, além do treinamento rotineiro no período noturno, também o treinamento em baixa luminosidade em diferentes situações – apenas o agressor iluminado, apenas o policial iluminado, iluminação atrás do policial, etc.

Uso sustentável

Além da proteção mecânica contra impactos, os para-balas utilizam a tecnologia de desaceleração de projéteis com elastômeros de dureza shore variadas reciclados, que evitam a contaminação do solo por chumbo e outros metais pesados, além de serem material reciclado, uma vez que os projéteis podem ser recolhidos com o auxilio de aspiradores especiais, protegendo o meio ambiente e os usuários.

Fonte: Agência PRF





Assine nossa Newsletter


Receba todo final de tarde as últimas notícias do DefesaTV em seu e-mail

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here
Enter the text from the image below