Vard Promar e EMGEPRON firmam acordo estratégico naval

Data:

Em um movimento estratégico que pode redefinir o futuro da indústria naval brasileira, a Vard Promar e a EMGEPRON assinaram um Memorando de Entendimento (MoU) durante a LAAD Defence & Security 2025, visando a cooperação em programas de defesa nacional e o desenvolvimento conjunto de tecnologias emergentes.

Dois homens assinando documentos em mesa.
imagem do whatsapp de 2025 04 03 à(s) 09.10.05 56bc71c5

O acordo foi formalizado no dia 2 de abril pelo Vice-Almirante Amaury Calheiros, Diretor-Presidente da EMGEPRON, e por Paolo Frino, que representou tanto a Vard quanto o grupo italiano Fincantieri, uma das maiores referências globais em construção naval militar.

Com sede em Pernambuco, a Vard Promar é reconhecida como uma das estruturas mais modernas de construção naval da América do Sul. Sua aliança com a EMGEPRON — empresa estatal vinculada ao Ministério da Defesa por meio da Marinha do Brasil — representa um passo firme rumo à autossuficiência industrial no setor de defesa e à ampliação da capacidade técnica nacional em projetos navais estratégicos.

O protocolo de intenções prevê o intercâmbio de conhecimento técnico e comercial, com foco em áreas como capacitação de estaleiros, modernização de embarcações, logística de suprimentos e construção de navios de guerra sob demanda. As empresas também estudarão a viabilidade técnica e econômica de novos projetos navais a serem desenvolvidos localmente.

“A colaboração entre as empresas representa uma excelente oportunidade para impulsionar inovações tecnológicas e expandir a atuação no mercado global nos setores naval e de defesa”, afirmou o Vice-Almirante Calheiros.

Cathrine Kristiseter Marti, CEO da Vard, ressaltou que o acordo é uma porta de entrada para acelerar a aplicação de tecnologias emergentes no Brasil: “Estamos entusiasmados em explorar as oportunidades que este acordo proporcionará e em colher os frutos das inovações que ele trará.”

A expectativa é que o MoU fortaleça a Base Industrial de Defesa Naval (BIDN) e reforce o posicionamento do Brasil como um hub estratégico para projetos navais na América Latina, com impacto direto na geração de empregos, transferência de tecnologia e aumento da autonomia nacional em defesa marítima.

Fonte: B-11 Defense

Autor

  • marcelo barros

    Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).

    Ver todos os posts

Popular

Últimas Postagens
matérias

Poder de Prontidão: Fuzileiros Navais Aperfeiçoam Emprego de Blindados em Exercício Tático

O Batalhão de Blindados de Fuzileiros Navais (BtlBldFuzNav) realizará,...

A Importância de Pensar como um Preparador: Lições do Apagão na Europa

Na última semana, um apagão de grandes proporções atingiu...

Atech conecta pessoas e ideias em Fórum sobre o futuro da mobilidade, segurança e inteligência artificial

A Atech, empresa do Grupo Embraer, realizou na quinta-feira,...

Marinha conclui sondagem e atualiza cartas náuticas de importante trecho no Marajó

A Marinha do Brasil (MB) anunciou, na última semana,...