Visando defesa de seu espaço aéreo no Ártico, Rússia instala sistemas de defesa S-400

A Rússia vem ultimamente intensificando atividades militares, comerciais e de exploração no Ártico através da construção de instalações de transporte e de energia e do desenvolvimento da Rota do Mar do Norte como parte da Passagem do Nordeste, que liga a Europa à Ásia.

Nesta segunda-feira (16) um comunicado a imprensa, da assessoria da Frota do Norte da Rússia relatou a instalação de sistemas de defesa antiaérea S-400 em Novaya Zemlya, arquipélago russo no Ártico.

“O regimento de defesa antiaérea da Frota do Norte russa, instalado na ilha Yuzhny, no arquipélago Novaya Zemlya, foi completamente reequipado com novos sistemas S-400”, diz o comunicado.

Destaca-se ainda que militares foram treinados para manusear novos sistemas e já possuem prática de manuseio com S-300. “Os novos sistemas de defesa antiaérea ampliam a zona aérea controlada por nossos militares”, enfatiza a nota da frota russa.

Conselho do Ártico

Em uma tentativa de evitar conflitos na região, as principais potências como: o Canadá, a Dinamarca, a Finlândia, a Islândia, a Noruega, a Rússia, a Suécia e os Estados Unidos, criaram o Conselho do Ártico, um fórum de cooperação intergovernamental, com reuniões semestrais de oficiais seniores do Ártico e realização de reuniões ministeriais bienais.

  • Com agências internacionais


DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here
Enter the text from the image below