Visita de Orientação Técnica à Biblioteca da Academia Militar das Agulhas Negras

No dia 18 de setembro, a Diretoria do Patrimônio Histórico e Cultural do Exército (DPHCEx), dando continuidade ao seu calendário de Visitas de Orientação Técnica (VOT) às bibliotecas do Sistema de Educação e Cultura do Exército (SECEx), realizou VOT à Biblioteca da Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN).

As VOT têm como objetivos verificar as condições de funcionamento das bibliotecas, averiguar o cumprimento das normas previstas nas Instruções Reguladoras da Rede de Bibliotecas Integradas do Exército (Rede BIE) e orientar os bibliotecários e suas Organizações Militares quanto aos procedimentos com relação à atividade.

A Biblioteca coronel Ney Paulo Panizzutti, localizada no Pavilhão Principal II, caracteriza-se pelo amplo espaço físico, racional aproveitamento da luz natural e funcionalidade de suas instalações. É hoje a biblioteca que atende aos corpos docente e discente da Escola, nas atividades de estudo e pesquisa para a produção científica da AMAN.

A antiga Biblioteca Acadêmica, hoje Museu Marechal José Pessoa, destaca-se pela grandiosidade. Atualmente, preserva uma coleção que reúne peças tridimensionais, atlas, manuscritos, quadros e cerca de 150 mil livros, dentre os quais encontram-se obras raras de relevância histórica para o País.

As atividades foram acompanhadas pelo major Rodrigo Camões Diógenes de Carvalho, Chefe da Biblioteca, e constaram de uma visita às instalações, entrevista com a 1º Tenente Maria Fernanda de Sousa Pinho, Bibliotecária do Estabelecimento de Ensino e o preenchimento da Ficha de Avaliação.

Após a Visita de Orientação Técnica o coronel R1 Juliano Bruno de Almeida Cardoso, Chefe da Rede de Bibliotecas Integradas do Exército (Rede BIE), se reuniu com o coronel João Augusto Vargas Ávila, Chefe da Divisão de Ensino da AMAN, para agendar uma apresentação sobre o Portfólio de Apoio à Gestão do Conhecimento – EB Conhecer para o Corpo de Cadetes.

Este slideshow necessita de JavaScript.

  • Fonte: Diretoria do Patrimônio Histórico e Cultural do Exército


DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here
Enter the text from the image below