Voo de Ala : Imagens do F-39E Gripen em voo através de um F-5FM

Este mês de setembro está sendo um momento histórico para Força Aérea Brasileira como também para os brasileiros que acompanham há pelo menos 25 anos desde o projeto F-X a chegada do novo caça brasileiro.

Fotografia: LUCIMARA ROSA do @lurosa.spotter

Pode parecer muito tempo, mas não é assim que devemos analisar. A escolha de uma aeronave de combate, cuja performance deve ser estudada e projetada por pelo menos 20 anos a frente assim como todos os parâmetros da cadeia logística de modo obter custos razoáveis e alta disponibilidade requer alta dose de desafios que também devem estar alinhados com o cenário politico e econômico do referido momento.

Assim quando analisamos todo o contexto da história podemos sim comemorar este grande momento que se materializa com a chegada do 4100!

Foto: Agência Força Aérea Brasileira Fotógrafo: @johnsonbarros

Neste dia, 24 de Setembro de 2020, decola do Aeroporto de Navegantes em direção a unidade industrial da EMBRAER em Gavião Peixoto no interior de São Paulo a aeronave F-39E 4100 escoltada por duas aeronaves F-5EM e F-5FM. Momento este que tivemos a oportunidade de ver o Gripen em voo, pela primeira vez, no Brasil . Imagens que revelam a beleza e as cores da nossa pátria amada.

Foto: Agência Força Aérea Brasileira Fotógrafo: @johnsonbarros

A bordo de uma aeronave F-5FM, que é a versão bi-place , o fotógrafo militar Johnson Barros cumprindo missão da Agência Força Aérea faz belíssimas imagens que nos permitem ver a união de dois grandes projetos de aeronaves que irão defender o espaço aéreo brasileiro. Por mais de 45 anos juntamente com outros projetos o F-5 Tiger cumpre a missão de garantir a Soberania Aérea do Brasil e neste momento se une o irmão mais novo o F-39E.

Apesar da chegada do Gripen no Brasil os Caças F-5EM/FM não serão substituídos, mas cumprirão juntos a missão de defender os 22 milhões de quilômetros quadrados correspondente ao cenário tridimensional que a Força Aérea Brasileira protege por meio das ações de Controlar, Defender e Integrar.  Ação conhecida como Dimensão 22 .

Ainda veremos os Tigres voando por muitos anos no Brasil até o limite de sua vida útil que é inerente a todas as máquinas que trabalham em situações que exigem alta performance, onde o custo de manutenção torna inviável a permanência destas máquinas em serviço, dada a possibilidade de operar equipamentos mais modernos a um custo menor aumentando consideravelmente a disponibilidade.

No vídeo de capa podemos ver um pouco desta missão que merece uma nova matéria falando de fotografia Air-to-Air.

Acompanhe também nossas notícias do Defesa.Tv no Youtube.

Então até breve ! Senta Pua !

Luiz Carlos

Especialista em Assuntos Militares e entusiasta da Aviação.

@asashistoricas

Colunista: www.aerotudo.com.br – Revistas eletrônicas grátis sobre aviação.

aviação, embraer, brasil, voo, santos, dumont, aniversário, paixão, aviões, aircraft, aviation, apoiar, militar, aereo, asas, força, aérea, brasileira, modernização, Brasília, veteranos, aeronaves, indústria, brasil, nacional



Receba nossas notícias em tempo real pelos aplicativos de mensagem abaixo:

Ninguém do DefesaTV está autorizado a entrar em contato com os leitores. Caso deseje de alguma informação envie um e-mail [email protected]

Assine nossa Newsletter


Receba todo final de tarde as últimas notícias do DefesaTV em seu e-mail, é de graça!