Omnisys moderniza radares e amplia presença com nova estação

Data:

A Omnisys, subsidiária brasileira do Grupo Thales e Empresa Estratégica de Defesa (EED), deu mais um passo importante no fortalecimento da vigilância do espaço aéreo brasileiro. Em 14 de maio, firmou contrato com a Comissão de Implantação do Sistema de Controle do Espaço Aéreo (CISCEA) para a modernização de nove radares de controle de tráfego aéreo. A iniciativa integra a estratégia do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) de manter a infraestrutura nacional alinhada às exigências tecnológicas e operacionais do setor.

O projeto contempla a atualização de sistemas com capacidades 3D, integração entre Modo S e ADS-B e recursos de proteção eletrônica. Com isso, os radares passam a detectar alvos cooperativos e não cooperativos com mais precisão, mesmo sob interferências eletromagnéticas. A iniciativa reforça a confiabilidade da malha de vigilância aérea do país e assegura operações mais seguras e eficientes.

Além do contrato, a Omnisys entregou sua mais nova estação radar em Presidente Prudente (SP), equipada com os modelos LP23SST-NG (primário) e RSM970S-NG (secundário). Certificados como Produtos Estratégicos de Defesa (PED), os equipamentos incorporam tecnologia de ponta e estão preparados para futura integração com sistemas IFF Modo 4 NSM. A nova instalação amplia o alcance do controle aéreo sobre o terceiro aeroporto mais movimentado do interior paulista, que atende cerca de 21 mil passageiros por mês.

Com 133 radares já fornecidos para o Brasil, a Omnisys reforça seu papel como protagonista na indústria nacional de defesa. Segundo o presidente da empresa, Rodrigo Modugno, a produção local e a inovação contínua são pilares da atuação da companhia, que mantém um portfólio com mais de 45 produtos estratégicos e infraestrutura industrial voltada ao atendimento de demandas civis e militares. A modernização dos radares, além de garantir alta confiabilidade operacional, assegura soberania tecnológica ao país.

Fonte: B-11 Defense

Autor

  • marcelo barros

    Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).

    Ver todos os posts

Popular

Últimas Postagens
matérias