Marinha convida público a viver aventuras reais em campanha do Dia da Marinha

Data:

Com o slogan “Sai da tela e bora pro mar”, a campanha publicitária do Dia da Marinha de 2025 tem como foco o público jovem, convidando-o a vivenciar aventuras no mundo real. A Marinha do Brasil (MB) inova ao empregar, pela primeira vez, recursos de inteligência artificial em sua produção publicitária. As peças gráficas começam a ser veiculadas neste domingo (1º), nos perfis oficiais da Marinha nas mídias sociais.

O vídeo principal intercala imagens de um jovem jogando videogame com cenas em primeira pessoa de operações reais. A proposta é dialogar com os nativos digitais, jovens que cresceram sob forte influência tecnológica.

As peças gráficas mantêm a mesma proposta visual, com referências a jogos de ação e linguagem própria do universo gamer, buscando capturar e manter a atenção do público-alvo. Personagens e cenários foram criados com o uso de inteligência artificial, representando ambientes de navios, submarinos e viaturas, além de simular operações como busca e salvamento no mar. As peças convidam o público a pressionar o botão de iniciar (press start) e a começar uma nova fase chamada “Nível do Mar”, utilizando o universo dos jogos como metáfora para a vida real.

Rádio Marinha FM em Brasília será inaugurada e inicia suas transmissões em sintonia com o público jovem

Como parte da campanha, a rede de Rádios FM da Marinha veiculará comemorativos ao Dia da Marinha, utilizando, também pela primeira vez, recursos de inteligência artificial. O material será veiculado durante toda a programação do mês de junho, nas sete estações da Rádio Marinha.

Além da transmissão via internet, a rede de emissoras em Frequência Modulada (FM) tem ouvintes fiéis nas cidades de São Pedro da Aldeia (RJ), Corumbá (MS), Natal (RN), Rio Grande (RS), Manaus (AM) e Belém (PA).

A partir de 8 de junho, as ondas da Rádio Marinha FM chegarão a uma nova localidade. A estação iniciará oficialmente sua transmissão em Brasília (DF), como parte das comemorações do Dia da Marinha. A nova emissora poderá ser sintonizada na frequência 95,7 FM, oferecendo ao público do Distrito Federal uma programação diferenciada, produzida pelo Centro de Comunicação Social da Marinha. Os efeitos sonoros e os spots, inspirados no universo dos videogames, mantêm a coerência com os demais elementos da campanha.

A campanha encerra um ciclo e apresenta uma evolução na Comunicação da Força Naval

Desde março, o Centro de Comunicação Social da Marinha desenvolve a nova campanha com a colaboração de militares de diferentes Corpos e Quadros, incluindo profissionais das áreas de publicidade e jornalismo, para a criação de conceitos e linhas criativas. A proposta selecionada foi inspirada em iniciativas internacionais, como a das forças armadas de outros países, que lançaram jogos gratuitos de tiro em primeira pessoa como ferramenta de recrutamento e divulgação institucional, alcançando milhões de usuários.

O público-alvo da campanha são os adeptos de videogames, que representam 73,9% da população brasileira, conforme a Pesquisa Game Brasil (PGB), realizada pelo SX Group e Go Gamers e divulgada em fevereiro de 2024. A iniciativa busca despertar o interesse dos jovens familiarizados com a tecnologia e atraí-los para vivenciar as experiências que a vida a bordo pode proporcionar, apresentando a MB como uma opção profissional. Os interessados poderão obter mais informações por meio das mídias sociais e do site exclusivo de concursos da Força Naval.

A campanha é uma das últimas ações sob a atual denominação do Centro de Comunicação Social da Marinha, que passará a se chamar Centro de Comunicação Estratégica da Marinha (CCEM) a partir de 11 de junho, data em que se comemora o Dia da Marinha. O papel determinante da Comunicação na consecução dos objetivos institucionais da Força evidenciaram que o momento era adequado às mudanças. A nova nomenclatura reforça o posicionamento do Centro no mais alto nível da Comunicação, com foco na formulação de diretrizes e objetivos alinhados à estratégia organizacional de longo prazo. Além disso, a descentralização das ações nos níveis operacional e tático é apontada como essencial para o cumprimento de sua função estratégica.

Sobre o Dia da Marinha

O Dia da Marinha é celebrado em 11 de junho, em referência à vitória brasileira na Batalha Naval do Riachuelo, ocorrida em 1865. A participação da Força Naval naquele episódio foi decisiva para o desfecho da Guerra do Paraguai, o maior conflito armado registrado na América do Sul. Desde então, a MB homenageia, anualmente, os feitos heroicos de seus combatentes, reconhecendo-os como exemplo e inspiração para as gerações atuais e futuras.

. . .

Fonte: Agência Marinha

Autor

  • Jornalista especializado em Defesa e Segurança (MTB 37358/RJ), veterano militar e ex-integrante de unidades especiais, com sólida atuação na cobertura de atividades das Forças Armadas brasileiras. Possui formação complementar em Estágios de Correspondente para Assuntos Militares, realizados pelo Exército Brasileiro em diferentes biomas, além de capacitações no COPPAZNAV (Marinha do Brasil) e no CCOPAB (Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil), voltadas à cobertura em áreas de conflito. Atualmente aplica seus conhecimentos técnicos na produção de conteúdos jornalísticos realistas e acessíveis sobre o ambiente operacional das tropas, contribuindo para a valorização e compreensão da importância das Forças Armadas pelo público civil. Em 2011, deixou os registros de lado para atuar diretamente no desastre da Região Serrana do RJ, realizando mapeamentos e coordenando informações em áreas isoladas, o que lhe rendeu uma Moção de Reconhecimento da Câmara de Vereadores de Sumidouro-RJ. Diretor de Conteúdo Audiovisual da Defesa TV e Defesa em Foco, é responsável por reportagens e documentários que aproximam a sociedade dos bastidores da Defesa Nacional.

    Ver todos os posts

Popular

Últimas Postagens
matérias