FAB celebra 83 anos da Aviação de Patrulha com solenidade

Data:

A cerimônia militar alusiva aos 83 anos da Aviação de Patrulha da Força Aérea Brasileira (FAB), comemorada no dia 22 de maio, foi realizada neste sábado (24/05), na Base Aérea de Florianópolis (BAFL), em Santa Catarina. A solenidade foi presidida pelo Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno, que foi recebido pelo Comandante da BAFL, Coronel Aviador João Paulo Gomez Lima da Silva.

O evento também marcou os 84 anos de criação da BAFL e a 42ª edição da tradicional Reunião da Aviação de Patrulha (RAP), reunindo patrulheiros da ativa, veteranos, autoridades militares e convidados.

Durante a cerimônia, foi realizada a imposição da Medalha Mérito Operacional Brigadeiro Nero Moura ao Comandante do Primeiro Esquadrão do Sétimo Grupo de Aviação (1º/7º GAV) – Esquadrão Orungan, Tenente-Coronel Aviador Alan Elias Lemos Mattar. A comenda é concedida a militares que se destacam no exercício do comando de unidades aéreas e que contribuem para o aprimoramento da operacionalidade da Força Aérea Brasileira.

Como forma de reverência à memória e ao legado histórico da Aviação de Patrulha, foi realizada a aposição de flores ao busto do Patrono da Aviação de Patrulha, Major-Brigadeiro do Ar Dionisio Cerqueira de Taunay. Veterano de guerra, o Oficial pilotou aeronaves como o A-28A Hudson, o PBY-5 Catalina e o P-15 Netuno, realizando 74 missões de combate durante a Segunda Guerra Mundial. Em uma dessas ações, atacou um submarino alemão e conseguiu retornar em segurança, mesmo após severos danos em sua aeronave.

O Comandante de Preparo, Tenente-Brigadeiro do Ar Raimundo Nogueira Lopes Neto, destacou a importância da Reunião como espaço estratégico para o fortalecimento da doutrina e da visão de futuro da Aviação de Patrulha. “Promover um simpósio como este é fundamental para refletirmos sobre nossa doutrina, discutirmos ideias inovadoras e planejarmos, com base na experiência e na tecnologia, os próximos passos da Aviação de Patrulha”, salientou. 

Atualmente, a Aviação de Patrulha é composta pelos Esquadrões Orungan (1º/7º GAV), com sede no Rio de Janeiro (RJ); Phoenix (2º/7º GAV), em Canoas (RS); e Netuno (3º/7º GAV), sediado em Belém (PA). As unidades são responsáveis pela vigilância e proteção de uma área de mais de 13,5 milhões de quilômetros quadrados sobre o Atlântico Sul. 

Ao final da cerimônia, os patrulheiros de ontem, de hoje e de sempre realizaram um desfile militar entoando a Canção do 1º Grupo de Aviação Embarcada, encerrando com vibração mais uma celebração da Aviação de Patrulha – símbolo de bravura, vigilância e prontidão da Força Aérea Brasileira.

Saiba mais sobre a Aviação de Patrulha.

Fotos: Suboficial Balderramas e Sargento Miguel/ BAFL; e Sargento Lucas/ CECOMSAER



Fonte:Força Aérea Brasileira

Autor

  • Jornalista especializado em Defesa e Segurança (MTB 37358/RJ), veterano militar e ex-integrante de unidades especiais, com sólida atuação na cobertura de atividades das Forças Armadas brasileiras. Possui formação complementar em Estágios de Correspondente para Assuntos Militares, realizados pelo Exército Brasileiro em diferentes biomas, além de capacitações no COPPAZNAV (Marinha do Brasil) e no CCOPAB (Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil), voltadas à cobertura em áreas de conflito. Atualmente aplica seus conhecimentos técnicos na produção de conteúdos jornalísticos realistas e acessíveis sobre o ambiente operacional das tropas, contribuindo para a valorização e compreensão da importância das Forças Armadas pelo público civil. Em 2011, deixou os registros de lado para atuar diretamente no desastre da Região Serrana do RJ, realizando mapeamentos e coordenando informações em áreas isoladas, o que lhe rendeu uma Moção de Reconhecimento da Câmara de Vereadores de Sumidouro-RJ. Diretor de Conteúdo Audiovisual da Defesa TV e Defesa em Foco, é responsável por reportagens e documentários que aproximam a sociedade dos bastidores da Defesa Nacional.

    Ver todos os posts

Popular

Últimas Postagens
matérias