Altamira (PA) – Entre os dias 12 e 17 de maio, o 51º Batalhão de Infantaria de Selva conduziu o Estágio Básico do Combatente de Selva (EBCS/2025). Os novos recrutas foram capacitados para aplicar táticas e técnicas de vida na selva, fundamentais para sobrevivência no Ambiente Amazônico.
As instruções foram desenvolvidas na Base de Instrução Pedro Teixeira, onde 160 jovens militares superaram as adversidades da Selva. Rastreamento, Contra Rastreamento, Obtenção de Água e Fogo, Peconha, Obtenção de Alimentos, Armadilhas e Orientação foram as tarefas impostas.
A atividade foi encerrada com a tradicional formatura de entrega do “Gorro e da Boina de Selva”, bem como da brevetação da manicaca de SELVA. A cerimônia foi marcada pela emoção de amigos e familiares dos nossos guerreiros.
Fonte: Comando Militar do Norte
-
Jornalista especializado em Defesa e Segurança (MTB 37358/RJ), veterano militar e ex-integrante de unidades especiais, com sólida atuação na cobertura de atividades das Forças Armadas brasileiras.
Possui formação complementar em Estágios de Correspondente para Assuntos Militares, realizados pelo Exército Brasileiro em diferentes biomas, além de capacitações no COPPAZNAV (Marinha do Brasil) e no CCOPAB (Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil), voltadas à cobertura em áreas de conflito.
Atualmente aplica seus conhecimentos técnicos na produção de conteúdos jornalísticos realistas e acessíveis sobre o ambiente operacional das tropas, contribuindo para a valorização e compreensão da importância das Forças Armadas pelo público civil.
Em 2011, deixou os registros de lado para atuar diretamente no desastre da Região Serrana do RJ, realizando mapeamentos e coordenando informações em áreas isoladas, o que lhe rendeu uma Moção de Reconhecimento da Câmara de Vereadores de Sumidouro-RJ.
Diretor de Conteúdo Audiovisual da Defesa TV e Defesa em Foco, é responsável por reportagens e documentários que aproximam a sociedade dos bastidores da Defesa Nacional.
Ver todos os posts