DCTA inaugura escritório de projetos na Base Aérea de Salvador

Data:

   O Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) inaugurou, no dia 21/05, o Escritório de Coordenação de Projetos de Salvador (ECP-SSA), instalado na Base Aérea de Salvador (BASV). A nova estrutura tem como objetivo apoiar e coordenar temas de interesse conjunto entre o DCTA e o Parque Industrial Tecnológico Aeroespacial da Bahia (PTA Bahia), atualmente em fase de implantação no local.

A inauguração contou com a presença do Chefe do Subdepartamento de Administração do DCTA, Brigadeiro do Ar Daniel Pinheiro da Silva, do Reitor do ITA, Professor Doutor Antonio Guilherme de Arruda Lorenzi, do Comandante da BASV, Coronel Aviador Saulo Vinicius Sobreira, e do Gerente da Área Tecnológica de Aeronáutica e Espaço do SENAI CIMATEC, Vilson D’Santana Alves. O evento também foi prestigiado pelo Doutor Fernando de Mendonça, fundador do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) e pioneiro da atividade aeroespacial no Brasil.

O desenvolvimento do Parque Industrial Tecnológico Aeroespacial da Bahia será viabilizado por meio de uma parceria entre a Força Aérea Brasileira (FAB) e o SENAI CIMATEC, um dos mais avançados centros de tecnologia e inovação do país, dedicado à pesquisa e ao desenvolvimento de soluções para a indústria. “O Escritório de Coordenação de Projetos representa o nosso empenho para o sucesso desta iniciativa, que contribuirá para o avanço científico e tecnológico do Brasil. Temos a convicção de que, juntos, alcançaremos as metas que manterão o país na vanguarda do conhecimento e do progresso”, afirmou o Brigadeiro Daniel.

A presença do DCTA na região Nordeste se fortalece com mais esta iniciativa. No dia 22/05, o Departamento assumiu a subordinação da Base Aérea de Fortaleza (BAFZ), local onde está sendo construído o novo campus do ITA. “Acreditamos que os investimentos em ensino, pesquisa, inovação e extensão, em diferentes regiões do país, podem impulsionar de forma significativa e ampla o desenvolvimento nacional”, destacou o Reitor do ITA.

O Parque Industrial Tecnológico Aeroespacial será implantado em área cedida pela União ao SENAI CIMATEC, dentro da BASV. A expectativa é que o espaço se consolide como um ambiente dedicado ao fomento do ensino, à realização de pesquisas de ponta e à promoção da inovação no setor aeroespacial.

As atividades do parque serão organizadas em quatro grandes vertentes: Espaço, Defesa, Mobilidade Aérea Avançada e Aeronáutica Comercial. Entre os temas que deverão ser desenvolvidos destacam-se sistemas avançados de voo e de controle de tráfego aéreo, engenharia aeroespacial e novas tecnologias de energia e propulsão, como os combustíveis sustentáveis de aviação (SAF).

Fotos: Sargento C. Falcão / BASV



Fonte:Força Aérea Brasileira

Autor

  • Jornalista especializado em Defesa e Segurança (MTB 37358/RJ), veterano militar e ex-integrante de unidades especiais, com sólida atuação na cobertura de atividades das Forças Armadas brasileiras. Possui formação complementar em Estágios de Correspondente para Assuntos Militares, realizados pelo Exército Brasileiro em diferentes biomas, além de capacitações no COPPAZNAV (Marinha do Brasil) e no CCOPAB (Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil), voltadas à cobertura em áreas de conflito. Atualmente aplica seus conhecimentos técnicos na produção de conteúdos jornalísticos realistas e acessíveis sobre o ambiente operacional das tropas, contribuindo para a valorização e compreensão da importância das Forças Armadas pelo público civil. Em 2011, deixou os registros de lado para atuar diretamente no desastre da Região Serrana do RJ, realizando mapeamentos e coordenando informações em áreas isoladas, o que lhe rendeu uma Moção de Reconhecimento da Câmara de Vereadores de Sumidouro-RJ. Diretor de Conteúdo Audiovisual da Defesa TV e Defesa em Foco, é responsável por reportagens e documentários que aproximam a sociedade dos bastidores da Defesa Nacional.

    Ver todos os posts

Popular

Últimas Postagens
matérias