ERENEEI reuniu especialistas na UFPB para debater tecnologias disruptivas, IA e segurança, fortalecendo parcerias estratégicas no Nordeste.
Recife (PE) / João Pessoa (PB) – O Comando Militar do Nordeste (CMNE) realizou, nos dias 21 e 22 de maio, a 5ª edição do Encontro da Rede Nordeste de Estudos Estratégicos e Inovação (ERENEEI). O evento, focado nos temas de cibernética, defesa e segurança, foi coordenado pelo Núcleo de Estudos Estratégicos do CMNE e pelo 1º Grupamento de Engenharia, ocorrendo no auditório da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), na cidade de João Pessoa.
O encontro congregou um público diversificado, incluindo militares, gestores dos setores público e privado, estudantes e pesquisadores da área de inovação e tecnologia. A programação abrangeu exposições, palestras e debates aprofundados sobre tecnologias disruptivas, inteligência artificial, tecnologias quânticas, robótica móvel e sensoriamento avançado. Também foram discutidas iniciativas para o fomento ao empreendedorismo e apresentados projetos do Instituto Militar de Engenharia (IME).
A cerimônia de abertura foi presidida pelo General de Exército Ribeiro, Comandante Militar do Nordeste. Em seu discurso, o General Ribeiro destacou as relevantes contribuições do ERENEEI para a sociedade, beneficiando tanto o público militar quanto o civil. O evento, que também contou com transmissão remota pelo YouTube, permitiu aos participantes acesso a exposições e mesas de debate interativas. Na ocasião, o Comandante Militar do Nordeste realizou a entrega de diplomas de agradecimento a representantes de diversos setores da sociedade civil que têm contribuído para o fomento da inovação.
As edições do ERENEEI são realizadas anualmente com o propósito fundamental de criar e fortalecer parcerias entre órgãos governamentais, a Academia, o setor de defesa e segurança e o setor produtivo. O foco dessas colaborações é o avanço nos temas relacionados à defesa e segurança cibernética.
O evento contou com a presença de diversas autoridades militares, incluindo o General de Divisão R1 Jaborandy, Coordenador do Núcleo de Estudos Estratégicos do CMNE; o General de Divisão R1 Braga, Assessor de Governança e Gestão do DECEx; o General de Divisão Galdino, Comandante do Instituto Militar de Engenharia; o General de Divisão Queiroz, Comandante da 7ª Região Militar; o General de Divisão Fernandes, Comandante da 7ª Divisão de Exército; o General de Divisão Moretto, Chefe da 7ª Subchefia do Estado-Maior do Exército; o General de Brigada Alessandro, Comandante do 1° Grupamento de Engenharia; e o General de Brigada Luiz Carlos, Chefe do Centro de Defesa Cibernética, além de outras autoridades civis e militares.
A realização da 5ª edição do ERENEEI consolida a iniciativa como um importante fórum de discussão e integração para o avanço da defesa cibernética e da inovação tecnológica no Brasil.
Defesa TV