O coral formado por crianças e adolescentes do Programa Forças no Esporte (PROFESP), vinculado ao Comando do 6º Distrito Naval, realizou uma apresentação no último dia 17 de maio, no Centro de Convenções do Pantanal, em Corumbá (MS), durante o Festival América do Sul 2025.
Conduzido pelo 3º Batalhão de Operações Ribeirinhas, o grupo emocionou o público ao interpretar “Cisne Branco”, tradicional canção da Marinha do Brasil, e “Comitiva Esperança”, em homenagem ao Pantanal. A apresentação contou com a participação do maestro Eduardo Martinelli, da Orquestra Sinfônica de Campo Grande, e de músicos da Orquestra América do Sul, formada por artistas de diferentes países do continente sul-americano.
Com 111 integrantes, o coral reúne jovens atendidos pelo PROFESP, iniciativa das Forças Armadas voltada à inclusão social por meio do esporte, da cultura e da educação. Estiveram presentes autoridades civis e militares, entre elas o governador de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel, e o prefeito de Corumbá, Gabriel Alves de Oliveira.
Para Hillary Pereira de Morais, de 13 anos, líder do Núcleo 3 do projeto, a experiência foi marcante. “O PROFESP transformou vidas e cada um dos monitores nos acolheu com amor e respeito”, afirmou. “Foi incrível e gratificante participar do Festival América do Sul. Ver as pessoas cantando junto foi uma grande emoção. Agradeço ao PROFESP por me dar essa oportunidade.”
A mãe da jovem, Benedita Pereira de Morais, também celebrou a atuação da filha no projeto. “Fiquei tão feliz e realizada por ela ter entrado no PROFESP. Além de ensinar as matérias escolares, os monitores ajudam os alunos a melhorarem nos esportes que praticam”, disse. “Minha filha faz atletismo desde o ano passado e fica muito feliz por participar. Como mãe, me sinto sortuda por ter colocado a Hillary no projeto. O PROFESP é incrível e transforma a vida das crianças, dos jovens e dos adolescentes.”
O maestro Eduardo Martinelli destacou o impacto da iniciativa. “Trabalhar com essas crianças foi uma experiência enriquecedora. Vi nelas não somente talento, mas também dedicação e esperança. Projetos como o PROFESP são essenciais para oferecer novas perspectivas à juventude brasileira, promovendo a cidadania, a cultura e a inclusão social”, afirmou.
Realizado pelo Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, em parceria com a Prefeitura de Corumbá, o Festival América do Sul promove mais de 150 atrações culturais de diversos países do continente. A programação inclui música, dança, teatro, circo, literatura, gastronomia e debates sobre temas como meio ambiente, turismo e educação.
Assista ao vídeo:
youtube[https://www.youtube.com/embed/_V9ZlM-cZdk]
. . .