Marinha, Receita Federal e Ibama apreendem 5 toneladas de pescado ilegal, no Amapá

Data:

A ação de patrulha naval da Marinha do Brasil, com a participação da Receita Federal e do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) resultou, nesta quarta-feira (21), no apresamento (captura) de um barco que transportava, ilegalmente, cinco toneladas de peixes da espécie gurijuba, no litoral amapaense.

A embarcação “Deus é fiel” não dispunha de aparato de rastreamento, em desacordo com a Portaria Interministerial nº 43/ 2018, expedida pela Secretaria-Geral da Presidência da República e pelo Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, a qual prevê que embarcações autorizadas a capturar a espécie sciades parkeri (gurijuba) são obrigadas, durante as operações de pesca, a manter em funcionamento equipamento de rastreamento por satélite, instalado a bordo, nos moldes do Programa Nacional de Rastreamento de Embarcações Pesqueiras.

O pesqueiro foi abordado pelo Navio-Patrulha (NPa) “Guarujá”, a 80 milhas náuticas (148 quilômetros) da Foz do Rio Amazonas. A carga apreendida é composta por pescado in natura e “grude”, como é vulgarmente conhecida a bexiga natatória. Esse subproduto, de alto valor comercial, é utilizado na indústria de bebidas, como cerveja, vinho, cidra e vinagres, e na composição de cosméticos, devido à alta concentração de colágeno.

Registrada no Porto de Belém, no Pará, a embarcação pesqueira tem 15 metros de comprimento e boca (largura) de 5 m. Havia sete tripulantes a bordo, todos brasileiros, encontrados em bom estado de saúde. Não houve resistência à abordagem.

A embarcação e seus tripulantes estão sendo conduzidos para a sede da Capitania dos Portos do Amapá, em Santana (AP), sob escolta do NPa “Guarujá”. A chegada ao Cais da Capitania está prevista para o início da tarde desta sexta-feira (23).

A carga de pescado ficará sob a responsabilidade do Ibama. Já o barco apresado ficará sob a custódia da MB até o caso ser esclarecido e regularizado. As embarcações que atuarem em desacordo com as medidas estabelecidas na Portaria Interministerial nº 43/2018, independentemente de outras sanções, terão suas autorizações de pesca canceladas ou suspensas por prazo definido pelo órgão competente, o qual não poderá ser inferior a seis meses.

Navio-Patrulha “Guarujá”

O NPa “Guarujá” tem como área de atuação o litoral dos estados do Pará, Maranhão, Amapá e Piauí, operando a partir da Base Naval de Val de Cães, em Belém (PA). Sua tripulação é composta por 29 militares. Tem 46,5 m de comprimento; 7,5 m de boca; e 2,3 m de calado (distância entre a linha d’água e a quilha, parte mais baixa do navio). É equipado com um canhão de 40 mm e duas metralhadoras de 20 mm.

. . .

Fonte: Agência Marinha

Autor

  • Jornalista especializado em Defesa e Segurança (MTB 37358/RJ), veterano militar e ex-integrante de unidades especiais, com sólida atuação na cobertura de atividades das Forças Armadas brasileiras. Possui formação complementar em Estágios de Correspondente para Assuntos Militares, realizados pelo Exército Brasileiro em diferentes biomas, além de capacitações no COPPAZNAV (Marinha do Brasil) e no CCOPAB (Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil), voltadas à cobertura em áreas de conflito. Atualmente aplica seus conhecimentos técnicos na produção de conteúdos jornalísticos realistas e acessíveis sobre o ambiente operacional das tropas, contribuindo para a valorização e compreensão da importância das Forças Armadas pelo público civil. Em 2011, deixou os registros de lado para atuar diretamente no desastre da Região Serrana do RJ, realizando mapeamentos e coordenando informações em áreas isoladas, o que lhe rendeu uma Moção de Reconhecimento da Câmara de Vereadores de Sumidouro-RJ. Diretor de Conteúdo Audiovisual da Defesa TV e Defesa em Foco, é responsável por reportagens e documentários que aproximam a sociedade dos bastidores da Defesa Nacional.

    Ver todos os posts

Popular

Últimas Postagens
matérias